ALERTA
Infarto e risco de MORTE: Você nunca mais fará o café desta maneira após ficar sabendo disso
28/11/2023 às 21h31
O café faz parte do dia a dia de milhões de pessoas no mundo todo. No entanto, é preciso tomar cuidado com uma prática ao fazê-lo
No dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo, ficar sem tomar café pode estragar o dia. A bebida virou uma tradição, e muita gente não consegue enfrentar o dia sem antes tomar uma xícara. No entanto, uma prática ao fazer a bebida pode trazer riscos perigosos à vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PERIGO
O café é uma bebida essencial que não pode faltar na rotina de milhares de pessoas. No Brasil, tomar o famoso cafézinho de manhã ou pela tarde já virou rotina. No entanto, é preciso tomar cuidado com algumas práticas que podem causar até risco de morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, uma pesquisa recente da American Heart Association mostrou que bebidas adocicadas, como café, chás, sucos e refrigerantes açucarados, podem aumentar o risco de morte prematura. E isso é coisa séria, envolvendo o coração e o perigo de infarto, segundo o Exame.
De acordo com o estudo, quem consome uma quantidade maior que 680 gramas de bebidas com muito açúcar por dia tem o dobro de chance de morrer por complicações no coração comparado com quem fica na faixa dos 30 gramas diários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que pesquisadores revelaram que o problema não é só o açúcar presente nos alimentos. A questão é como as bebidas com açúcar são processadas pelo corpo.
“Bebidas açucaradas podem ser mais perigosas que doces sólidos, porque são basicamente açúcar e água, sem nada para equilibrar os efeitos do doce no organismo”, disse um dos responsáveis pela pesquisa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Novo valor do Seguro-Desemprego e +3 presentões do FGTS chegam para salvar trabalhadores HOJE (09)
● Adeus, almoço de 1h: Lei trabalhista em vigor em 2025 reduz intervalo de CLTs com 1 única atitude de patrões
● 50% de desconto no IPTU em 2025: Benefício é liberado a lista de CPFs em apenas 4 passos simples
Ele ainda explicou que quando a gente come açúcar nos alimentos, geralmente tem outros nutrientes que ajudam a lidar com o açúcar, mas nas bebidas, é açúcar puro. E isso pode ser mais prejudicial do que a gente imagina.
A ideia do estudo é não só mostrar dados sobre o consumo de açúcar e as doenças que aparecem por causa disso, como problemas no coração, AVC, diabetes e obesidade, mas também alertar sobre a importância de dar uma segurada no consumo dessas bebidas muito doces todos os dias.
Além disso aqui no Brasil, o Ministério da Saúde está pensando em aumentar os impostos de bebidas açucaradas, tipo sucos e refrigerantes, pra tentar frear o consumo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) até sugeriu em 2017 que os países subissem em 20% os preços desses produtos pra combater a obesidade.
Pode tomar café com leite?
Segundo o portal Tua Saúde, o café com leite pode ser consumido e, na verdade, oferece benefícios. A bebida combina quantidades significativas de proteínas, vitaminas e compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Portanto, o consumo moderado de café com leite geralmente não é prejudicial à saúde.
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.