O café faz parte do dia a dia de milhões de pessoas no mundo todo. No entanto, é preciso tomar cuidado com uma prática ao fazê-lo
No dia a dia de milhões de pessoas ao redor do mundo, ficar sem tomar café pode estragar o dia. A bebida virou uma tradição, e muita gente não consegue enfrentar o dia sem antes tomar uma xícara. No entanto, uma prática ao fazer a bebida pode trazer riscos perigosos à vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PERIGO
O café é uma bebida essencial que não pode faltar na rotina de milhares de pessoas. No Brasil, tomar o famoso cafézinho de manhã ou pela tarde já virou rotina. No entanto, é preciso tomar cuidado com algumas práticas que podem causar até risco de morte.
Isso porque, uma pesquisa recente da American Heart Association mostrou que bebidas adocicadas, como café, chás, sucos e refrigerantes açucarados, podem aumentar o risco de morte prematura. E isso é coisa séria, envolvendo o coração e o perigo de infarto, segundo o Exame.
De acordo com o estudo, quem consome uma quantidade maior que 680 gramas de bebidas com muito açúcar por dia tem o dobro de chance de morrer por complicações no coração comparado com quem fica na faixa dos 30 gramas diários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que pesquisadores revelaram que o problema não é só o açúcar presente nos alimentos. A questão é como as bebidas com açúcar são processadas pelo corpo.
“Bebidas açucaradas podem ser mais perigosas que doces sólidos, porque são basicamente açúcar e água, sem nada para equilibrar os efeitos do doce no organismo”, disse um dos responsáveis pela pesquisa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Além dos R$1518: Canetada de Lula traz +2 aumentos com o salário mínimo e afeta idosos 60+ e CLTs em 2025
● “Fechamento”: Santander confirma fim de agência n°1 e deixa aposentados e pensionistas do INSS em pânico
● RioSul, Botafogo Praia e mais: Lei dos estacionamentos anunciada chega para trazer ISENÇÃO a idosos 60+ no RJ
Ele ainda explicou que quando a gente come açúcar nos alimentos, geralmente tem outros nutrientes que ajudam a lidar com o açúcar, mas nas bebidas, é açúcar puro. E isso pode ser mais prejudicial do que a gente imagina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia do estudo é não só mostrar dados sobre o consumo de açúcar e as doenças que aparecem por causa disso, como problemas no coração, AVC, diabetes e obesidade, mas também alertar sobre a importância de dar uma segurada no consumo dessas bebidas muito doces todos os dias.
Além disso aqui no Brasil, o Ministério da Saúde está pensando em aumentar os impostos de bebidas açucaradas, tipo sucos e refrigerantes, pra tentar frear o consumo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) até sugeriu em 2017 que os países subissem em 20% os preços desses produtos pra combater a obesidade.
Pode tomar café com leite?
Segundo o portal Tua Saúde, o café com leite pode ser consumido e, na verdade, oferece benefícios. A bebida combina quantidades significativas de proteínas, vitaminas e compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Portanto, o consumo moderado de café com leite geralmente não é prejudicial à saúde.