EITA
Infecção, diarreia e vômitos: A PROIBIÇÃO da ANVISA contra marca de queijo AMADA arrancada dos mercados
25/11/2023 às 10h29
Anvisa fez proibição contra marca de queijos amada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar a produção e consumo de todos os produtos que chegarão aos consumidores brasileiros. O órgão pode regular os serviços ligados a área da saúde, laboratórios analíticos, cosméticos, produtos controlados, sangue, tabacos, etc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, sempre que uma empresa reprova nas medidas de segurança do órgão, seu produto é arrancado das prateleiras. Dessa vez, falaremos a respeito da suspensão da venda de uma marca de queijo. Ela precisou ser retirado às pressas das prateleiras após um decreto da Anvisa.
Em dezembro de 2017, a Anvisa proibiu a distribuição e a comercialização de três lotes de queijos da marca Friolack. Os lotes estavam contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes, capaz de provocar listeriose e infecções no sistema nervoso central, entre outros problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o portal antigo do órgão detalhou todas as informações. O lote 290 do Queijo Prato Lanche – Fatiado e Interfolhado, o lote 303 do Queijo Mussarela Fatiado e o lote 312 do Queijo Coalho passaram pela proibição da Agência. Todos eles são da marca Friolack, fabricados pela empresa Laticínios Fariolack Ltda – ME.
Vale lembrar que após o problema detectado pela Anvisa, a empresa cumpriu todas as medidas e retirou todos os produtos contaminados de circulação. Atualmente, a marca está funcionando normalmente e está dentro das normas estipuladas pelo órgão de fiscalização brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual marca de macarrão foi proibida pela agência?
Em setembro de 2022, a Anvisa emitiu uma nota onde proibia a comercialização, distribuição e uso de produtos da empresa Keishi. Na ocasião, a agência especificou que a determinação era correspondente aos alimentos, que foram fabricados pela empresa entre 25/7/2022 e 24/8/2022.
Na época, a Anvisa determinou também o recolhimento desses produtos. Vale lembrar que a ação faz parte de uma investigação iniciada pela agência após o surgimento de alguns casos de animais de estimação que morreram intoxicados com propilenoglicol contaminado por etilenoglicol.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
● Isenção colossal: Nova lei armada chega como maior vitória aos idosos 60+ que tem CNH ativa em 2024
● Motoristas em alerta: Anúncio de novo aplicativo chega para ANIQUILAR Uber e 99
As substâncias que foram encontradas nas massas da Keishi, fornecidas pela empresa Tecno Clean Industrial Ltda: “A Anvisa realizou inspeção na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda. e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas”.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]