Uma marca gigante de chocolate acabou sendo proibida pelo órgão e o motivo é chocante
Em abril de 2022 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu uma marca de chocolate muito famosa e amada por todos. Vale dizer que, a motivação foi surpreendente, já que o produto estava causando infecções e até morte em seus consumidores. A seguir, confira todos os detalhes sobre essa proibição e como está a situação da empresa hoje (03).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, o chocolate é um dos doces mais queridos do mundo. O alimento a base de cacau pode ser consumido de diversas formas, ‘puro’, como em barras, por exemplo, ou, em conjunto com outras receitas, como em tortas, ovos de páscoa ou docinhos de festa. No entanto, a marca que citaremos precisou ser proibida pelas autoridades sanitárias.
Segundo as informações divulgadas pelo portal ‘G1’, jornal digital do Grupo Globo, a Anvisa determinou, no dia 20 de abril de 2022, a proibição e o recolhimento de um dos lotes do chocolate Kinder Choco-Bons Branco, fabricado na Bélgica e importado para o Brasil, devido contaminação com substância que causa infecções e até morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A contaminação do produto
A agência revelou que o lote em específico do produto era o ‘L343R03’, e a motivação da medida ocorreu devido à suspeita de contaminação do produto por salmonella. Vale ressaltar que os chocolates que eram fabricados no Brasil não foram afetados e somente o lote mencionado sofreu a interferência da Anvisa.
Segundo o portal ‘Exame’, o recall veio após um surto de salmonella no Reino Unido, esse que deixou as autoridades fiscais do Brasil em alerta. Foram relatados, em fevereiro daquele ano no país europeu, cerca de 18 casos, em sua maioria crianças, infectadas pela bactéria. Na ocasião, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA) fechou a fábrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Salmonella
A infecção por Salmonella (Salmonelose) acontece pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. Segundo a ‘CNN Brasil’, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte, podendo ser uma substância fatal nos alimentos.
Alguns sinais e sintomas da infecção por salmonella são:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nota de esclarecimentos da empresa autorizada da Kinder no país
Em nota, por meio de sua assessoria de imprensa, a Ferrero do Brasil, responsável pela Kinder, informou na época que estava ciente da decisão da Anvisa e que não iria comercializar no Brasil o produto Kinder Schoko-Bons Branco 200g.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reforçamos que não comercializamos este produto no País e que tomamos conhecimento de que empresa terceira, com a qual não mantemos relação comercial, importou Schoko-Bons, o qual faz parte de recall conduzido no exterior”. Nesse caso, a Nova Trading Ltda. seria uma importadora independente, que compra os produtos fora do país e os traz para o Brasil.
“Estamos colaborando com Anvisa sobre este caso. Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento”, acrescentou a empresa.
Situação HOJE (03)
Vale destacar que, apenas o lote importado (L343R03) teve o recolhimento no Brasil, assim, não existindo nenhuma outra interferência da Anvisa em outro produto. Dessa forma, os outros produtos da Kinder regularizados no Brasil continuam sendo comercializados normalmente até hoje.
O que é a Anvisa faz?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos presentes no nosso cotidiano.
Assim, conforme a legislação, compete à Anvisa controlar e fiscalizar alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares e limites de contaminantes orgânicos e inorgânicos, resíduos de agrotóxicos e de medicamentos veterinários, produtos obtidos por engenharia genética e outras tecnologias de irradiação.