A Agência Nacional de Vigilância Sanitária agiu de forma imediata e barrou de vez o funcionamento de restaurantes queridinhos pelo público
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um dos principais órgãos do governo, sendo o grande responsável pelo controle e fiscalização de alguns produtos e serviços no Brasil. Dessa vez, por exemplo, iremos tratar da proibição contra 5 restaurantes amado pelos brasileiros.
Acontece que, pela alta frequência em que estabelecimentos que fornecem pratos culinários, como restaurantes, que são sempre a preferência para muitos consumidores em dias que o trabalho é muito corrido ou um dia de lazer aos domingos. O local é sempre a combinação perfeita para qualquer ocasião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E é devido a essas circunstâncias que a Anvisa está sempre atenta nas regras que devem ser cumpridas, mediante a segurança dos clientes. Segundo informações do portal G1, da TV Globo, no mês de novembro de 2023, a autarquia anunciou a interdição de quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. A ação foi movida após serem encontrados insetos no local, como baratas.
A Agência, na época, relatou quais foram os restaurantes barrados de funcionar: “a presença dos insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”. Na ocasião, a Anvisa destacou que só permitiria que os locais voltassem a funcionar depois que a realização da operação sanitária, ou seja, toda a limpeza o ambientes afim de eliminar a infestação.
Diante da fiscalização do órgão vinculado ao Ministério da Saúde, o Aeroporto de Viracopos publicou uma nota, esclarecendo o fechamento dos restaurantes, alegando que o ocorrido aconteceu em uma área isolada da praça de alimentação e que sempre orienta os lojista de seguirem com suas obrigações prevista nos termos contratuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana. A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, informaram na ocasião.
SITUAÇÃO ATUAL
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
É importante destacar que, na ocasião, com a ordem da Anvisa, os restaurantes seguiram com as devidas ações sanitárias para que pudessem retornar ao seus funcionamentos. Com isso, eles cumpriram com o que foi ordenado e atualmente se encontram atuando normalmente. Até o momento, vale dizer, não foram encontrados nenhum pronunciamento das empresas citadas, mas o TV FOCO deixa o espaço em abertos mais maiores esclarecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RESTAURANTE PARNÊ
De acordo com informações da CNN Brasil, no dia 07 de dezembro de 2023, o Parmê do Norte Shopping, localizado no Cachambi, zona norte do Rio de Janeiro, foi interditado depois de uma fiscalização da autarquia.
Na época, os agentes da Delegacia Especial de Crimes Contra o Consumidor e Vigilância Sanitária foram informados sobre a presença de mais de 100kg de alimentos fora da validade, impróprios ou em desacordo com a ordem de armazenagem.
Com a situação, o Norte Shopping alegou que colaborou com a ação de interdição feita pela a Anvisa. Mas, apesar de todo o transtorno, o estabelecimento seguiu com a ordem da Agência, pois, por meio de pesquisas realizadas, pode-se perceber que o restaurante está funcionando normalmente, o que reflete na conclusão de que o local atendeu as normas exigidas pelo órgão.
No entanto, vale dizer que, não foram encontrados nenhum pronunciamento do Parmê, mas, o TV FOCO deixa o espaço em aberto para devidos esclarecimentos.
Vale destacar que os 5 restaurantes carregam uma grande importância no mercado brasileiro. Cada um com seus pratos diversos, qualidade na entrega dos produtos, além de responsabilidades para com os seus clientes. Todos eles, possuem caracteriticas diferentes, mas se destacam como os principais pontos de refeições das suas regiões.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.