Tudo sobre a decisão final referente ao pagamento do décimo quarto salário do INSS neste ano de 2024
Neste ano, o 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a ganhar destaque e gerar expectativas entre os beneficiários da Previdência Social. O benefício se trata de uma proposta de um pagamento adicional de um salário anual tem sido discutida desde 2020, contudo, até o momento ainda aguarda por aprovação.
Assim, nesta segunda-feira (25), vocês saberão tudo sobre a decisão final a respeito do pagamento do décimo quarto salário do INSS, que chega voando aos aposentados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Status atual do 14º salário do INSS
Sabendo que muitos estão em busca de informações a respeito do 14º salário do INSS, iremos então retomar o assunto com alguns pontos pertinentes. Acontece que há algum tempo houve uma nova confirmação sobre o status do 14º salário do INSS, reacendendo o interesse público.
Mas, a verdade é que há confusão sobre a situação real do projeto. Informações circulando nas redes sociais sobre uma votação iminente no Senado são imprecisas, principalmente devido à existência de outro projeto, o PL 3.657/2020, que também abordava o 14º salário, mas foi arquivado em 2023.
Nos dias atuais, é importante destacar que o PL 4367/20 é o único projeto ativo tratando da questão. Embora tenha recebido parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em março de 2023, o projeto ainda não possui uma previsão definida para votação no Senado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, ressaltou que a implementação do 14º salário enfrenta desafios financeiros significativos, complicados pela atual situação econômica do país.
Martelo batido
Assim, por meio do portal do Senado, foi informado que a informação de que será votado um novo projeto de lei que institui o 14º Salário para aposentados e pensionistas é falsa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terror da Fiat: Renault põe pé na porta e confirma ressurreição de carro popular amado em 2025 após 30 anos
● Alerta: Comunicado chega HOJE (28) aos consumidores que colocam CPF na nota em mercados, farmácias e+
● Nova alteração na validade máxima: Lei armada garante mudança radical e é presentão para os motoristas
Não existe, no momento, nenhuma proposta legislativa com essa finalidade em andamento no Senado Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existe proposta idêntica na Câmara dos Deputados (PL 4367/2020), mas ainda não foi aprovada, ou seja, ainda não vale como lei, o que vai acontecer depois que deputados e senadores votarem a matéria legislativa.
Quem pode receber o 14º salário?
Em caso de aprovação em algum momento, o pagamento beneficiará todos os que já recebem o 13º salário do INSS. Os principais contemplados incluem:
- Aposentados – Os segurados que recebem aposentadoria pelo INSS estariam entre os principais beneficiários do 14º salário.
- Pensionistas – Os beneficiários de pensão por morte também estariam incluídos no pagamento adicional.
- Beneficiários do Auxílio-Doença – Os segurados afastados temporariamente do trabalho por motivos de saúde são outra categoria que se beneficiaria do 14º salário.
- Beneficiários do Auxílio-Reclusão – O auxílio-reclusão, destinado aos dependentes de segurados presos, também seria abrangido pela proposta do 14º salário.
- Beneficiários do Auxílio-Acidente – Os segurados que sofreram acidentes resultando em redução da capacidade de trabalho seriam igualmente beneficiados.
- Beneficiários do Salário-Maternidade – As mulheres que recebem o salário-maternidade durante o período de licença também estariam incluídas.
Desafio em um cenário econômico
Não há como negar que a implementação do 14º salário enfrenta desafios significativos, principalmente relacionados ao impacto orçamentário. O governo brasileiro já lida com uma situação econômica complexa, e a introdução de um pagamento adicional poderia representar uma carga financeira adicional. O ministro Carlos Lupi destacou essas dificuldades, que incluem a necessidade de garantir fundos suficientes sem comprometer outras áreas críticas da previdência social.
Como todos sabem, o governo brasileiro já lida com uma situação econômica complexa, e a introdução de um pagamento adicional poderia representar uma carga financeira adicional.
Assim, o 14º salário do INSS é uma proposta que visa oferecer um alívio financeiro adicional aos beneficiários da Previdência Social em um momento de crise econômica.
Mas, embora tenha gerado expectativas e interesse, sua implementação enfrenta desafios significativos, e ainda não há uma data definida para votação no Senado.
Considerações finais
Por fim, concluímos que sua implementação enfrenta desafios significativos, e ainda não há uma data definida para votação no Senado.
Para mais informações e atualizações sobre o 14º salário do INSS, continue acompanhando nossas notícias e mantenha-se informado sobre os desenvolvimentos mais recentes.
CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TUDO A RESPEITO DO PAGAMENTO DO DÉCIMO QUARTO SALÁRIO.