VEJA

Informação vazou e uma delas é Honda: Fim da linha e extinção para 3 motos com adeus em 2024

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Honda. Foto: Reprodução/Internet

Uma notícia surpreendente abalou o universo das duas rodas, com informações que vazaram sobre a Honda

O mercado de motocicletas no Brasil é conhecido por sua diversidade e evolução constantes. À medida que o ano de 2024 se aproxima, grandes transformações estão à vista, incluindo o encerramento da produção de algumas das motos icônicas do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A influência da nova legislação sobre carburadores nas motos que sairão de linha em 2023 entrou em vigor a Fase M5 das exigências do Projeto de Controle da Poluição (Promot), que foi aprovada em 2019. Essa regulamentação determinou o fim do uso de carburadores em motocicletas, devido à sua contribuição significativa para a poluição ambiental.

Fátima Bernardes toma coragem e acaba de falar de fim definitivo na Globo oficialmente: “Vida é feita de ciclos”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como resultado, teoricamente, as motocicletas equipadas com carburadores não poderão mais ser fabricadas.

Embora muitas marcas já tenham adotado sistemas de injeção eletrônica como método de alimentação para suas motos, ainda existem veículos que fazem uso desse componente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, é bastante provável que esses modelos enfrentem a interrupção de sua produção em um futuro próximo. A seguir, apresentaremos alguns dos modelos que podem estar sujeitos a essa mudança.

1. Jet 50 e Jet 125 da Shineray

A marca Shineray se destaca por oferecer uma gama de motocicletas que ainda empregam carburadores, como é o caso da linha Jet, composta pelos modelos Jet 50 e Jet 125. A Jet 50 é um modelo de cinquentinha com uma carenagem simples, enquanto a Jet 125 foi projetada especificamente para se adequar ao ambiente do trânsito urbano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jet 125 (Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além desses exemplos, outros modelos da Shineray, tais como a Phoenix 50, Worker 125, JEF 150 e SHI 175, também desfrutam de popularidade e enfrentam a possibilidade de não estarem mais disponíveis a partir de 2024. Essas motocicletas da montadora chinesa podem enfrentar a descontinuação da produção devido às novas regulamentações estabelecidas.

ATENÇÃO: Notícia divulgada cai como bomba no colo de aposentados e pensionistas do INSS

2. DK 150 da Haojue

Outra fabricante chinesa, a Haojue, também mantém o uso de carburadores em certos modelos, como a DK 150. Essa motocicleta, que é adequada para a circulação nas áreas urbanas, foi projetada para competir diretamente com a Honda CG 160, buscando oferecer uma opção competitiva no mercado.

DK 150 da Haojue (Reprodução/internet)

Adicionalmente, a Haojue apresenta a Lindy 125, uma scooter com uma carenagem simples, e a Chopper Road 150, uma motocicleta customizada de estilo marcante, ambas ainda fazendo uso de carburadores. Esses modelos estão potencialmente sujeitos a serem descontinuados devido às recentes regulamentações ambientais.

Honda XRE sairá de linha?

A respeito da possível descontinuação de certos modelos, surgiu uma especulação inicial sobre a Honda XRE 300. Embora a Honda ainda não tenha confirmado oficialmente em seu site o fim da produção desta motocicleta voltada para off-road, consumidores “vazaram” que o modelo não está mais presente no site oficial da marca no Brasil.

Isso tem levantado questionamentos sobre o futuro da XRE 300.

XRE 300 (Reprodução/Internet)

Essas circunstâncias têm gerado especulações sobre a possibilidade de a XRE 300 ser descontinuada. No entanto, a Honda está planejando disponibilizar outras alternativas. Entre elas, destaca-se o lançamento da nova Sahara, uma motocicleta de estilo trail projetada para uso off-road. Além disso, a Honda manterá a Bros 160 e a XRE 190 disponíveis no mercado brasileiro, oferecendo opções continuadas aos consumidores.

“Encerramento das atividades”: O fechamento de agência do Santander e comunicado oficial do banco

De acordo com a legislação estabelecida, a produção de motocicletas equipadas com carburador não será mais permitida a partir de 2023. Entretanto, esforços estão sendo feitos para encontrar soluções e possíveis alterações nas regras vigentes.

Uma das alternativas mais viáveis é a substituição dos carburadores por sistemas de injeção eletrônica, o que pode resultar em um aumento significativo nos preços dos modelos afetados.

Dessa forma, é fundamental acompanhar as decisões das montadoras em relação à fabricação dessas motocicletas.

Mudanças futuras?

Ao longo dos meses de 2023, é provável que outras fabricantes anunciem oficialmente o encerramento da produção de determinados modelos de motocicletas.

Autor(a):

Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.

Sair da versão mobile