Um super ingrediente tem alto poder para o combate de câncer e AVC e você pode ter agora mesmo em sua casa
E um poderoso ingrediente pode ser um forte aliado contra doenças como câncer e até mesmo AVC. O melhor de tudo é que você pode ter em sua casa agora mesmo.
Fora isso, esse ingrediente pode ser considerado uma grande fonte de juventude e te ajudar a chegar aos 100 anos com mais saúde e disposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da semente de chia, que é muito usada em saladas, sucos, chás e até mesmo alguns temperos.
Pois é, de acordo com o portal Catraca Livre, essa sementinha tão pequena, que já estava sendo alvo de atenção por seu alto valor nutritivo. agora é base de estudos de uma equipe cientifica da Universidade Estadual de Oregon, nos EUA.
Essa mesma equipe sequenciou o genoma da semente, o que forneceu um plano para pesquisas futuras que aproveitem seus benefícios nutricionais e muito mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muito além da nutrição …
No artigo publicado recentemente na Frontiers in Plant Science, além dos pesquisadores identificarem os genes da chia associados à melhoria da nutrição, eles também encontraram propriedades muito procuradas para medicamentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E esses mesmos medicamentos poderiam ser usados para tratar tudo, desde câncer, hipertensão e até AVC (Conforme explicaremos no fim deste texto)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, se aprendermos a incorpora-los em nossa alimentação, poderemos ter grandes vantagens nutricionais na forma de gorduras saudáveis.
As sementes de chia podem ser consumidas de diversas formas e são encontradas geralmente em saladas, sucos e demais (Foto Reprodução/Internet)Mesmo porque as sementes de chia são especialmente ricas em ácidos graxos ômega-3. Além disso, ela contém proteínas vegetais, relacionadas à saúde do coração e à longevidade.
Também contêm minerais essenciais, antioxidantes, fibras alimentares e seu efeito saciante contribui para a perda de peso.
Mas o novo trabalho, ao sequenciar o genoma da chia, oferece uma visão mais detalhada do nível molecular e do potencial de mineração de dados genéticos, com especial atenção às aplicações para a saúde humana.
Especificamente, os pesquisadores encontraram 29 genes relacionados com a biossíntese de ácidos graxos poliinsaturados e 93 genes que contribuem para a propriedade gelificante das sementes de chia.
Eles também encontraram 2.707 genes altamente expressos na semente que provavelmente geram pequenos peptídeos bioativos derivados de proteínas.
Quando a proteína da semente é digerida no trato intestinal, esses pequenos biopeptídeos são liberados e absorvidos pelo corpo e possuem propriedades potenciais que podem ajudar a ALIVIAR condições humanas, como diabetes tipo 2 e hipertensão.
Vale mencionar que essa é a primeira vez que se analisa o genoma de uma planta com efeitos benéficos à saúde humana.
Para promover a colaboração e a ciência de dados abertos, os investigadores publicaram os dados do genoma da chia num formato acessível a cientistas de todo o mundo.
Quais outros benefícios da Chia foram encontrados?
De acordo com pesquisas anteriores, foram encontrados alguns benefícios a mais nessa semente poderosa:
1- Os ácidos graxos poliinsaturados da chia melhoram o colesterol e a saúde cardiovascular (afasta infartos e acidentes vasculares cerebrais-AVC) e têm propriedades anticancerígenas.
2- O alto teor de fibras das sementes de chia ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue em pacientes com diabetes tipo 2 e auxilia pessoas com doenças relacionadas ao trato gastrointestinal.
3- As proteínas das sementes de chia podem ajudar no tratamento do câncer e da hipertensão e também possuem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas.
4- As sementes de chia embebidas em água formam um gel que atua como modificador de textura, emulsificante, agente gelificante e agente encapsulante em alimentos, cosméticos e produtos farmacêuticos.
MAS ATENÇÃO! Apesar de poderosa, a semente NÃO PODE SER USADA de forma autônoma para o tratamento de câncer, AVC, ou demais doenças crônicas. Ao apresentar os sintomas, procure IMEDIATAMENTE um médico.