MARAVILHOSOS!

Inimigos n°1 da diabetes: 5 chás caseiros sugam todo açúcar do sangue dos 60+

Chá combate o açúcar no sangue e previne diabetes (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/Pinterest)

Chás combatem o açúcar no sangue e previne diabetes (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva/Pinterest)

Saiba quais são os 5 chás caseiros que ajudam a combater a diabetes da vida de milhares de brasileiros, principalmente os idosos 60+

A diabetes é uma doença crônica que atinge aproximadamente 13 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, e representa uma séria preocupação especialmente para a população idosa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque nos idosos 60+, a diabete tipo 2 é a forma mais comum da doença, e suas complicações tendem a ser mais severas devido a fatores associados ao envelhecimento.

Vamos entender as razões e consequências desse impacto?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fatores de risco:

Complicações maiores nos idosos:

A diabetes em idosos pode causar várias complicações graves, principalmente devido ao controle glicêmico mais desafiador. Entre as principais complicações temos:

Chás mais que infalíveis

Porém, a partir de informações contidas no portal ND+, a equipe especializada em saúde do TV Foco, descobriu 5 chás caseiros capazes de ajudar a combater a diabetes, trazendo mais saúde para a rotina dos idosos 60+

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MAS ATENÇÃO! Conforme sempre frisamos, as receitas naturais aqui contidas são apenas complementos. Sendo assim, é fundamental procurar um profissional da saúde para que ele possa encaminhar o seu caso para o melhor tratamento.

Além disso, o TV FOCO jamais incentiva a automedicação, seja ela qual for.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Chá de Canela

A canela é uma especiaria conhecida por seus poderosos efeitos na melhora da sensibilidade à insulina, o que é fundamental para pessoas com diabetes tipo 2.

Ela contém o polifenol MHCP, que ajuda a imitar a ação da insulina e facilita a absorção de glicose pelas células, contribuindo para a redução dos níveis de açúcar no sangue.

Chá de canela – (Foto Reprodução/Freepik)

Além disso, a canela possui propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar a aliviar cólicas menstruais e dores no sistema digestivo.

MAS ATENÇÃO: Mulheres grávidas ou que desejam engravidar devem evitar o consumo de chá de canela.

2. Chá de Camomila

A camomila não só é conhecida por suas propriedades relaxantes, mas também é benéfica para o controle da diabetes.

Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a combater a resistência à insulina, que é um dos fatores-chave no desenvolvimento da tipo 2.

Chá de camomila (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, a camomila ajuda a reduzir o estresse, que pode ser um agravante para os níveis de glicose no sangue.

3. Chá de Gengibre

O gengibre é um aliado poderoso na regulação dos níveis de glicose. Seu principal composto ativo, o gingerol, tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, ajudando a melhorar a sensibilidade à insulina e a absorção de glicose pelas células.

Chá de gengibre é anti-inflamatório (Foto: Reprodução/Internet)

Além disso, o gengibre pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o que é benéfico para a saúde geral e para quem sofre de diabetes.

MAS ATENÇÃO! Quem consome este chá sente um sabor picante e levemente cítrico, o que, dependendo dos casos, pode potencializar os efeitos na glicose sanguínea.

Sendo assim, tenha mais cautela ao consumi-lo.

4. Chá de Hibisco

O chá de hibisco é uma excelente opção para quem deseja controlar a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. As antocianinas, antioxidantes presentes no hibisco, podem ajudar a melhorar a saúde cardiovascular e a regular a glicose.

Chá de hibisco (Foto: Reprodução / Canva)

O hibisco também tem um efeito diurético, o que pode contribuir para o controle do peso, uma condição importante para o manejo do diabetes.

5. Chá de folha de Louro

O louro é uma erva tradicionalmente usada para ajudar a regular os níveis de glicose no sangue. Compostos presentes nas folhas de louro, como o ácido cafeico, podem melhorar a utilização da glicose pelo organismo, tornando este chá um grande aliado no controle da diabetes.

Chá de louro (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

O chá de louro também tem propriedades digestivas e pode ajudar a aliviar cólicas e distúrbios gastrointestinais.

Como se descobre o diagnóstico de diabetes?

O diagnóstico de diabetes é feito com base em exames de sangue que avaliam a quantidade de glicose no organismo. 

Os principais exames são: 

Fora isso, é extremamente importante estar atento aos sintomas clássicos do diabetes, como:

No entanto, é possível que algumas pessoas tenham diabetes por um longo tempo sem apresentar sintomas. 

Portanto, é imprescindível fazer exames de rotina e consultar um médico para investigar o problema. 

Para saber mais sobre chás que combatem diabetes, entre outras doenças, cliquem aqui*

Conclusões finais:

A diabetes é um problema de saúde crescente, especialmente entre idosos. Fatores como a idade avançada e hábitos alimentares inadequados aumentam o risco da doença.

Quando não controlada pode levar a complicações graves como doenças cardíacas, renais e problemas de visão.

Chás como canela, camomila, gengibre, hibisco e folha de louro podem auxiliar no controle da glicemia.

No entanto, é fundamental ressaltar que esses chás são complementares ao tratamento médico e não substituem medicamentos ou acompanhamento profissional.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile