CHOCANTE
Inseto inteiro: A marca amada de café proibida pela Anvisa, arrancada dos mercados e situação hoje
01/10/2023 às 21h00
Marca extremamente famosa de café, consumida por muitos todos os dias, acabou sendo arrancada dos mercados pela Anvisa
A proibição de produtos populares sempre gera preocupação e questionamentos por parte dos consumidores. No caso das duas marcas de café mencionadas, a decisão da Anvisa de proibi-las por conterem insetos inteiros deixou muita gente surpresa e inquieta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, vamos descobrir os detalhes dessa proibição, como isso afetou as marcas em questão e qual é a situação atual delas no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CHOCANTE
A Associação de Defesa do Consumidor, Proteste, divulgou os resultados de um teste de segurança alimentar realizado em amostras de marcas de café disponíveis no mercado.
O teste foi conduzido com base no regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as marcas de café em pó testadas, que incluíam Caboclo, Pilão, Melitta e 3 Corações, duas delas apresentaram, em 2017, quantidades de matérias estranhas, como fragmentos de insetos, acima do limite permitido por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as regulamentações da Anvisa, a quantidade permitida de corpos estranhos nos alimentos analisados é de 60 fragmentos de insetos em 25 gramas de café em pó.
Os resultados revelaram que as amostras das marcas Caboclo e Pilão não indicaram a presença de matérias estranhas microscópicas ou macroscópicas. A 3 Corações, embora dentro do limite permitido, apresentou 15 fragmentos na amostra de 25 gramas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Moradia GRATUITA: Nova lei de Lula em vigor crava o fim do aluguel a milhares de brasileiros em 2025
● Presentão de Natal: Lista de aposentados tem direito a receber mais que R$ 1412
● Até dia 20/01: Isenção do IPTU é liberada em 2025 para salvar lista de aposentados e pensionistas do INSS
No entanto, o café Melitta excedeu o limite permitido pela vigilância sanitária. A amostra analisada revelou 13 fragmentos em 25 gramas e também a presença de um inseto inteiro morto, que não está previsto na legislação. A Proteste apontou que isso sugere a possibilidade de falhas no processo de produção, manipulação ou armazenamento do produto.
As informações são do portal EControl.
Como está a situação hoje?
No posicionamento da Melitta, a marca afirmou que “Em relação aos testes realizados pelo Instituto Proteste com um lote especifico do café em pó Tradicional embalagem Pouch 500g da Melitta do Brasil, a empresa afirma que desconhece os procedimentos utilizados para o teste dos produtos e reitera que prima pela qualidade, atende e respeita todas as regras da legislação aplicada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Desse modo, a empresa segue comercializando seus produtos seguindo as normas da ANVISA.
COMUNICADO DA PROTESE AO TVFOCO
Em contato com o TV Foco, a Protese disponibilizou os resultados um teste mais recente feito com o Café Melitta. A avaliação aconteceu em 2019 e segundo o prórpio órgão, a marca foi muito bem avaliada.
Além do café Melitta, outras marcas queridas pelos brasileiros também foram aprovadas pela Associação de Consumidores, como Aro, Bom dia, Bom Jesus, Caboclo, Café Brasileiro, Café Pelé, Canaan, Canecão, Carrefour, Diplomata, Giro, Jardim, Maratá, Moka, Pilão, Pimpinela, Qualitá e 3 corações.
O resultado dos testes podem ser vistos neste link.
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.