Marca de café que possivelmente seja consumida por você, foi arrancada dos mercados por conter insetos em seu produto
Com o papel essencial de promover a segurança de todos quando o assunto diz respeito a higiene de produtos e serviços, a ANVISA entrou em cena e decretou a retirada de uma famosa marca de café das prateleiras dos mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, no ano de 2017, a Proteste, Associação de Consumidores, compartilhou os resultados de uma análise de segurança alimentar feita em amostras de diferentes marcas de café encontradas no mercado.
Conforme relatado pela entidade, a avaliação foi conduzida com base nas diretrizes técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e foram identificados vestígios de um inseto morto em LOTES de café da marca Melitta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal ‘O Globo’, a agência reguladora declarou na ocasião que a cada 25 gramas de café podem ser encontrados até 60 fragmentos de insetos.
Entre todas as marcas analisadas, incluindo a Caboclo, Pilão, Melitta e 3 Corações, o café Melitta apresentou a presença de 13 fragmentos de insetos e um inseto inteiro morto em um amostra de 25g, o que viola a legislação vigente, a qual não permite a presença de insetos inteiros mortos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Posicionamento da Melitta
A empresa responsável declarou não ter conhecimento dos métodos utilizados nos testes realizados pelo Instituto Proteste em um lote específico do café, em pó tradicional, embalagem de 500g da Melitta do Brasil, de acordo com o portal ‘buena vista café’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
“Em relação aos testes realizados pelo Instituto Proteste com um lote especifico do café em pó Tradicional embalagem Pouch 500g da Melitta do Brasil, a empresa afirma que desconhece os procedimentos utilizados para o teste dos produtos e reitera que prima pela qualidade, atende e respeita todas as regras da legislação aplicada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca tem como prioridade entregar a excelência no produto final e, para isso, possui diversos processos de controle, além de certificados que comprovam o alto nível de qualidade em seus processos, como o Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), o Certificado ISO 9001 de gestão de qualidade, o Programa de Qualidade do Café da ABIC e o Programa de Boas Práticas de Fabricação.
A empresa afirma ainda que realiza análises periódicas com laboratórios independentes certificados e que em nenhum momento foram encontradas as irregularidades divulgadas pelo Instituto Proteste. Por respeito e responsabilidade ao consumidor, a Melitta do Brasil vai recolher o lote em questão para refazer as análises.”
Portanto, a empresa segue comercializando seus produtos seguindo as normas estabelecidas pela autarquia.
COMUNICADO DA PROTESE AO TVFOCO
Em comunicação com o TV FOCO, o Instituto Proteste compartilhou os resultados de um teste mais recente realizado com o Café Melitta. A avaliação ocorreu em 2019 e, de acordo com o próprio instituto, a empresa teve uma avaliação muito positiva.
Além da Melitta, as marcas Aro, Bom dia, Bom Jesus, Caboclo, Café Brasileiro, Café Pelé, Canaan, Canecão, Carrefour, Diplomata, Giro, Jardim, Maratá, Moka, Pilão, Pimpinela, Qualitá e 3 corações, também foram aprovadas pela Associação de Consumidore.
Caso tenha interesses, acesse o link para obter mais informações sobre os teste.
Qual o papel da Anvisa?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços relacionados à saúde que existem no nosso dia a dia.