Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social receberam um comunicado sobre pagamento extra da autarquia
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sob a supervisão do Ministério da Previdência Social, tomará medidas para antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a residentes das cidades atingidas por fortes chuvas no Sul do Brasil.
+Alerta MÁXIMO: Motoristas PRECISAM saber de mudança drástica e FIM de semáforos de 3 tempos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa ação resultará na antecipação de R$ 1,21 bilhão para o pagamento mensal de benefícios previdenciários e assistenciais para os 79 municípios afetados, beneficiando um total de 706.619 pessoas nessas áreas afetadas.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, enfatizou a importância dessa ação ao afirmar:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Vamos pagar benefícios extras para esses cidadãos, é um protocolo que o INSS adota, mas que foi antecipado para permitir que essas pessoas recebam salários extras e possam mitigar um pouco todos os custos que terão”.
É importante destacar que os segurados que desejam receber essa parcela extra devem solicitar isso no banco onde recebem seu benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa parcela extra é dividida em 36 vezes, sem juros, e com correção monetária a partir do terceiro mês após a solicitação.
O processo de análise da solicitação geralmente leva 5 dias úteis, mas em algumas situações, o valor pode ser liberado imediatamente, dependendo da disponibilidade de recursos.
Outras medidas que estão em vigor incluem:
- Antecipação do pagamento de todos os benefícios previdenciários e assistenciais para o primeiro dia útil do cronograma, programado para 25 de setembro, independentemente do valor do benefício.
- Pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial durante o período de calamidade (180 dias).
- Disponibilização, mediante opção do beneficiário, de valor correspondente a uma renda mensal do benefício devido, com exceção dos benefícios temporários.
- Priorização no processamento e conclusão dos requerimentos iniciais de benefícios previdenciários e assistenciais para os beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, mesmo que os requerimentos tenham sido apresentados em outros municípios.
Lista de Municípios Afetados
Segue abaixo a lista de municípios em estado de calamidade pública afetados pelas chuvas no Sul do Brasil:
Caxias do Sul, Coqueiros do Sul, Cachoeira do Sul, Palmeiras das Missões, Boa Vista das Missões, Passo Fundo, Sarandi, Getúlio Vargas, Lajeado do Bugre, Santo Expedito do Sul, Mato Castelhano, Erechim, Santa Maria, Ibiraiaras, Nova Bassano, São Jorge, Bento Gonçalves, Protásio Alves, Marau, Casca, Estação, André da Rocha, Vacaria, Cruz Alta, Chapada, Montauri, Santo Antônio do Palma, Água Santa, Nova Araçá, Campestre da Serra, Carlos Barbosa, Camargo, Panambi, São Domingos do Sul, Sagrada Família, Paraí, Jacuizinho, Lagoão, Santo Ângelo, Boa Vista do Buricá, Sede Nova, Eugênio de Castro, Santo Cristo, Farroupilha, São Sebastião do Caí, Jaguarí, Ciríaco, Sertão, Muliterno, Candelária, Lajeado, David Canabarro, Estrela, Arroio do Meio, Montenegro, Novo Hamburgo, Encantado, Muçum, Roca Sales, Colinas, Imigrantes, Santa Tereza, Sapiranga, Cachoeirinha, Vanini, Nova Roma do Sul, Serafina Corrêa, Bom Retiro do Sul, Cotiporã, São Nicolau, Cruzeiro do Sul, Bom Jesus, Ipê, Espumoso, Charqueadas, Coxilha, Taquari, Itapuca, São Jerônimo.
Como entrar em contato com o INSS?
É possível entrar em contato com o INSS através do chat do aplicativo MEU INSS e também através do telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 as 22 horas.