COMO ASSIM?

Tchau, aposentadoria aos 60 e 65 anos: 3 passos para garantir benefício do INSS de forma antecipada

INSS

Entenda regra do INSS (Foto: Divulgação)

Uma lista de profissionais pode solicitar o salário previdenciário de forma antecipada, no entanto, o processo de concessão exige comprovações consideradas essenciais

Você sabia que é possível se aposentar antes da idade mínima? Isso mesmo! O INSS permite a liberação do benefício, desde que o cidadão se enquadre nas regras que envolvem o tipo de atividade exercida ao longo da profissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela regra geral da idade, mulheres devem ter 62 anos, enquanto os homens 65, com 15 e 20 de contribuição. Em contrapartida, existe a aposentadoria especial, para alguns grupos específicos.

Apesar da reforma da Previdência, implementada em 2019, o instituto assegura a concessão antecipada dos salários. Ela vale para os trabalhadores que atuam em condições consideradas insalubres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Ministério da Previdência, o INSS prioriza os contribuintes que exerçam atividades expostas a agentes químicos nocivos, entre outros riscos. Em nota divulgada, o Governo Federal expôs como funciona o processo.

“O cidadão que trabalha exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo. Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funciona a aposentadoria especial do INSS?

O processo tem divisão em 3 passos: 15, 20 e 25 anos. Em cada um deles, a Previdência exige a comprovação do tempo de atividade profissional e exposição ao risco.

Uma lista de trabalhadores garante aposentadoria antecipada, de acordo com o risco (Foto: Divulgação)

Quem tem direito à aposentadoria antecipada?

Alguns trabalhadores podem pedir aposentadoria, mas antes da idade mínima do INSS (Foto: Divulgação)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o INSS em 2025!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile