INSS antecipa pagamento para este grupo de brasileiros que estão em festa com a notícia
E o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou uma notícia caiu como presente, deixando milhares de brasileiros eufóricos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, segundo o que foi divulgado pelo portal Gov.br, o Ministério da Previdência Social, por meio do INSS, vai antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias no Sul do país.
O INSS irá antecipar R$ 1,21 bilhão para pagamento mensal de benefícios previdenciários e assistenciais para os 79 municípios atingidos. A medida vai auxiliar 706.619 pessoas dessas regiões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em boa hora
De acordo com afirmações feitas pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, esses pagamentos extras, já é uma medida comum feita pelo instituto, porém, devido às circunstancias, esse pagamento foi adiantado para amortecer os possíveis custos que eles terão com a calamidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Importante destacar que a parcela extra deve ser solicitada no banco onde o segurado recebe o benefício. Ela é dividida em 36 vezes sem juros e correção monetária a partir do terceiro mês da opção.
É válido dizer também que quando a pessoa faz a opção do benefício extra a análise é feita em 5 dias úteis, mas há casos em que o valor é liberado imediatamente quando há disponibilidade de dinheiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para os benefícios cuja cessação esteja prevista para ocorrer em data anterior à 36ª parcela, a quantidade deverá ser adequada, para permitir a quitação total.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funcionará esse pagamento do INSS?
Benefícios previdenciários e assistenciais: Segurados que se encontram nesse grupo irão receber no primeiro dia útil do cronograma. Ou seja, todos os segurados vão receber no dia 25 de setembro, independente do final de benefício e de ser maior ou até o salário mínimo.
Pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial pelo prazo do estado de calamidade: (180 dias);
A disponibilidade é mediante a opção do beneficiário, de valor correspondente a uma renda mensal do benefício devido, exceto nos casos de benefícios temporários
Cidadãos que se enquadram nessa situação também recebem atendimento prioritário na análise e conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios previdenciários e assistenciais, em relação aos beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, ainda que requeridos em outros municípios.
Veja abaixo os municípios em estado de calamidade pública:
- Caxias do Sul
- Coqueiros do Sul
- Cachoeira do Sul
- Palmeiras das Missões
- Boa Vista das Missões
- Passo Fundo
- Sarandi
- Getúlio Vargas
- Lajeado do Bugre
- Santo Expedito do Sul
- Mato Castelhano
- Erechim
- Santa Maria
- Ibiraiaras
- Nova Bassano
- São Jorge
- Bento Gonçalves
- Protásio Alves
- Marau
- Casca
- Estação
- André da Rocha
- Vacaria
- Cruz Alta
- Chapada
- Montauri
- Santo Antônio do Palma
- Água Santa
- Nova Araçá
- Campestre da Serra
- Carlos Barbosa
- Camargo
- Panambi
- São Domingos do Sul
- Sagrada Família
- Paraí
- Jacuizinho
- Lagoão
- Santo Ângelo
- Boa Vista do Buricá
- Sede Nova
- Eugênio de Castro
- Santo Cristo
- Farroupilha
- São Sebastião do Caí
- Jaguarí
- Ciríaco
- Sertão
- Muliterno
- Candelária
- Lajeado
- David Canabarro
- Estrela
- Arroio do Meio
- Montenegro
- Novo Hamburgo
- Encantado
- Muçum
- Roca Sales
- Colinas
- Imigrantes
- Santa Tereza
- Sapiranga
- Cachoeirinha
- Vanini
- Nova Roma do Sul
- Serafina Corrêa
- Bom Retiro do Sul
- Cotiporã
- São Nicolau
- Cruzeiro do Sul
- Bom Jesus
- Ipê
- Espumoso
- Charqueadas
- Coxilha
- Taquari
- Itapuca
- São Jerônimo