Milhares de beneficiários da Previdência Social foram agraciados com a antecipação do pagamento de seus benefícios. Lula decretou e o salário já está na conta. A seguir, confira os detalhes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão do Governo Federal responsável pelo repasse das aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cravou um decreto com a antecipação do pagamento do benefício a milhares de aposentados, que já estão com o dinheiro na conta.
Em junho, uma lista de aposentados e pensionistas do INSS puderam respirar aliviados após ser cravada a antecipação de alguns benefícios pelo presidente. De acordo com o portal ‘folha de Pernambuco’, o órgão anunciou na época a continuidade da antecipação do pagamento de alguns auxílios aos moradores de municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações dão conta de que, os valores foram depositados no dia 24 de junho de 2024, para todos os beneficiários de uma só vez, conforme determinação do Ministério da Previdência Social. Vale dizer que, essa medida já havia sido adotada em meses anteriores, visando apoiar aqueles que dependem dos benefícios para sobreviverem. No entanto, a antecipação se deu apenas para segurados específicos sendo eles:
- os aposentados;
- pensionistas; e
- beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
“A antecipação dos pagamentos é uma ação essencial para proporcionar um alívio imediato às famílias afetadas pelas chuvas”, observa João Adolfo, especialista em finanças e proprietário da João Financeira. Destacando que, o pagamento não chegou a ser antecipado para quem recebe benefícios temporários como auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Em junho, como forma de auxiliar os moradores segurados, o INSS antecipou todos os benefício para uma só data. No entanto, após apurações, não foram identificadas novas antecipações. Mas, vale destacar que, os estados no Sul, principalmente o Rio Grande do Sul, sofrem até hoje devido às consequências das chuvas e enchentes causadas desde o início do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o calendário de pagamentos do INSS em agosto?
Confira abaixo as datas de pagamento do INSS:
Até 1 salário mínimo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Final 1: 26 de agosto;
- Final 2: 27 de agosto;
- Final 3: 28 de agosto;
- Final 4: 29 de agosto;
- Final 5: 30 de agosto;
- Final 6: 2 de setembro;
- Final 7: 3 de setembro;
- Final 8: 4 de setembro;
- Final 9: 5 de setembro;
- Final 0: 6 de setembro.
Acima de 1 salário mínimo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Finais 1 e 6: 2 de setembro;
- Finais 2 e 7: 3 de setembro;
- Finais 3 e 8: 4 de setembro;
- Finais 4 e 9: 5 de setembro;
- Finais 5 e 0: 6 de setembro.