INSS anuncia grande mudança para milhares de brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de anunciar nesta última terça-feira (22) uma grande mudança que cai como presente a milhares de cidadãos brasileiros, já que o Ministério da Previdência Social colocou o atendimento presencial e humanizado nas agências do INSS como prioridade estratégica.
Portanto, essa nova política foi referendada pelo ministro Carlos Lupi durante a Oficina de Definição Estratégica da autarquia federal, no formato híbrido, onde foi debatido formas de implementar e avaliar medidas que garantam a formulação de um projeto operacional atrelado às políticas sociais do governo federal, como o investimento constante na contratação e qualificação de servidores para o suporte nas agências.
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“Priorizamos o atendimento presencial e humanizado, pois é um modelo fundamental para a garantia de direitos e o fomento da cidadania. E isso é possível pois existe um quadro técnico eficiente e comprometido que está em constante expansão e evolução”, afirmou Lupi.
“A reestruturação das nossas unidades vai contribuir, complementarmente, para a prestação do serviço com ainda mais qualidade. O povo será acolhido da melhor forma para garantir, até dezembro, seus direitos em até 45 dias”, completou o ministro, citando o avanço do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que foi criado, em julho, através da Medida Provisória n° 1.181.
De acordo com o portal G1, o programa que combate à fila da Previdência Social, se iniciou como uma medida provisória publicada pelo ‘Diário Oficial da União’, onde prevê o pagamento do bônus aos funcionários para tentar reduzir as filas do INSS.
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Entretanto, apesar do vice-presidente Geraldo Alckmin ter assinado no mês de julho, a medida provisória será aprovada em até 120 dias para não perder sua validade. Além disso, o ministério também informou que o programa prevê a realização de perícias médicas presenciais ou a análise documental relativas a benefícios previdenciários, ou assistenciais, administrativos ou judiciais.
O que o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) visa?
- reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial
- manutenção, revisão, recurso monitoramento operacional de benefícios
- avaliação social de benefícios administrados pelo INSS