INSS otimiza e facilita os processos através da versão digital
O INSS acaba de confirmar uma notícia excelente destinada aos pensionistas e aposentados, já que a instituição alterou e modernizou diversos processos adquiridos aos cidadãos, para a forma digital e mais prática.
No entanto, com a chegada do aplicativo digital Meu INSS, os grupos determinados conseguem utilizar diversas ferramentas, facilitando seu cotidiano e otimizando o tempo, como pedir benefício por incapacidade, emitir guia de pagamento, acessar o calendário de pagamento, verificar autenticidade de documentos e muitos outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, até mesmo a pensão por morte urbana, benefício aos dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não, possuem a análise do requerimento otimizado, mais assertivo e que permite a decisão automática pelos sistemas do INSS.
Desse modo, a versão digital utiliza os dados que já estão em seus sistemas e pode checar as informações prestadas pelo cidadão na hora do pedido, inclusive na base de dados de outros órgãos, assim a análise do benefício é concluída mais rapidamente, sem necessitar de tanta burocracia.
Contudo, assim que realizar o processo, basta só entrar no aplicativo do Meu INSS, clicar no botão “Consultar Pedidos”, encontrar seu processo indicado na lista e ver mais detalhes sobre todo o requerimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como pedir o benefício?
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
- Documentação em comum para todos os casos
Quais são os documentos obrigatórios?
- Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.