HORA DE APROVEITAR

Descanso na faixa dos 50 anos pelo INSS: Aposentadoria ESPECIAL está disponível a milhares de trabalhadores

26/11/2023 às 19h45

Por: Felipe Henrique
Aposentadoria especial já está disponível para milhares de brasileiros e muitos sequer sabem (Foto: Reprodução Internet)
Aposentadoria especial já está disponível para milhares de brasileiros e muitos sequer sabem (Foto: Reprodução Internet)

Aposentadoria especial já está disponível para milhares de brasileiros e muitos sequer sabem

A aposentadoria especial costumava ser uma opção altamente vantajosa para os trabalhadores, especialmente antes da Reforma da Previdência implementada em 13 de novembro de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este benefício visava preservar a saúde dos profissionais, permitindo que se aposentassem mais cedo quando expostos a ambientes prejudiciais ou agentes nocivos à saúde.

Entretanto, com a implementação da Reforma, ocorreram mudanças significativas. O tempo de exposição a atividades insalubres ou perigosas deixou de ser o único critério para a obtenção da aposentadoria especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de então, além do tempo de exposição, o trabalhador pode precisar cumprir uma pontuação na regra de transição ou atingir uma idade mínima na regra definitiva.

A aposentadoria especial é um benefício previdenciário destinado a trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde, seja por agentes físicos, químicos ou biológicos, ou envolvidos em atividades perigosas com risco de morte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O propósito desse benefício é oferecer suporte aos segurados do INSS que desempenham funções em condições especiais, extremamente degradantes, que possam impactar a saúde, a integridade física e até mesmo a vida dos trabalhadores.

Com a implementação da Reforma, milhares de brasileiros que estão na faixa dos 50 anos poderão descansar através da aposentadoria especial.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para se aposentar por essa regra, você precisará ter:

55 anos de idade + 15 anos de atividade especial — atividades de alto risco;
58 anos de idade + 20 anos de atividade especial — atividades de médio risco;
60 anos de idade + 25 anos de atividade especial — atividades de baixo risco.

Cabe ressaltar que a aposentadoria especial por insalubridade é um benefício concedido aos trabalhadores que desempenham suas atividades em condições prejudiciais à saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exemplos dessas condições incluem o contato com ruídos excessivos, a exposição a ambientes de calor ou frio extremos, bem como o manuseio de produtos tóxicos.

QUEM NÃO IRÁ RECEBER O 13° DO INSS?

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga no dia 30 de novembro e deve movimentar a economia. Os empregados devem receber 50% do salário bruto, sem descontos. A segunda parcela cai no dia 20 de dezembro, mas com desconto do INSS e imposto de renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Apelo pra ficar no Grêmio e terror dos rivais no Brasil: Suárez encerra novela e fecha onde vai jogar em 2024 

No geral, o 13º salário é pago aos trabalhadores com carteira assinada e aos beneficiários do INSS. No entanto, nem todas as pessoas que recebem do Instituto têm direito ao valor adicional. Para saber mais, leia a matéria completa clicando aqui!

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

aposentadoria especial
INSS

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.