Aposentadoria por contribuição no INSS acaba de ter tabela atualizada
O INSS, o órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros, é responsável pela aposentadoria de milhões de brasileiros.
Assim, com adeus idade mínima e regras do INSS em 2024, a aposentadoria por contribuição acaba de ter tabela atualizada e vocês irão entender todos os detalhes nesta terça-feira (16).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, segundo o portal Ingrácio Advocacia, na realidade, essa modalidade de benefício foi transformada em algumas regras de transição para os segurados que já contribuíam antes mesmo dessas mudanças legislativas, mas que não atingiram todos os requisitos exigidos até 13/11/2019.
Assim, analisando os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição, ela é uma possibilidade para mulheres que têm acima de 30 anos de contribuição e homens que têm acima de 35 anos de contribuição. Também conhecida como aposentadoria por tempo de serviço, vale mencionar que ela foi uma das regras que mais sofreu alterações em 2019, com a entrada em vigor da Reforma da Previdência.
Neste ano de 2024, portanto, a fórmula 86/96 é uma alternativa ao Fator Previdenciário. Soma-se, em anos, a idade ao tempo de contribuição do segurado. Se homem, é preciso ter no mínimo 96 de soma; se mulher, é preciso ter no mínimo 86 de soma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, conforme a atualização, a aposentadoria por contribuição acaba de ser atualizada e o homem ainda precisa ter no mínimo 35 anos de contribuição e a mulher no mínimo 30 anos de contribuição. Confira:
- Homem
- Mínimo de 35 anos de contribuição
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 96
- Não há idade mínima
- Mínimo de 180 meses de carência
- Mulher
- Mínimo de 30 anos de contribuição
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 86
- Não há idade mínima
- Mínimo de 180 meses de carência.
Como solicitar essa aposentadoria do INSS?
Agora que você já sabe como funciona, vá atrás dos seus direitos! Para solicitar o benefício basta seguir o passo a passo abaixo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria de R$8 mil, na casa dos 50 anos e +1: 3 vitórias armadas do INSS chegam no Governo Lula em 2025
● Substituta de Renata Vasconcellos para JN com alerta do INSS aos idosos 60+ para não perderem o benefício
● 14° salário do INSS tem verdade confirmada e comunicado chega voando aos 60+ em 2024
1.Pedir o benefício: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “Aposentadoria por tempo”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2.Receber resposta: Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”; Encontre seu processo na lista.
Se ainda tem dúvidas, o ideal é buscar ajuda de um advogado especializado na área para ter as devidas orientações da melhor forma de conseguir o benefício.