Os beneficiários do INSS precisam estar atentos as modificações no INSS para o ano de 2024
O INSS, sem dúvida alguma, é tido por milhões de brasileiros como um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal, é ele o grande responsável pelo pagamento da aposentadoria de muita gente, além de outra gama de benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar na autarquia, é válido dizer que, neste ano de 2024, assim como já é de costume em cada novo período, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por algumas modificações que são essenciais na vida financeira dos beneficiários.
As novas regras vieram para ajudar no enfrentamento de desafios como o envelhecimento da população e garantia da viabilidade do sistema previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, é válido dizer que houve mudanças significativas que impactam principalmente quem já tem muitos anos de contribuição, visto que podem dar adeus a idade mínima para adquirir a aposentadoria.
Segundo o portal Ingrácio Advocacia, a modalidade de contribuição passou por mudanças em algumas regras de transição para os segurados que faltavam pouco para atingir todos os requisitos exigidos até 13/11/2019, data da Reforma da Previdência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, levando em consideração os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição atualizados, é válido dizer que, hoje em dia, a modalidade é uma possibilidade as mulheres com mais de 30 anos de contribuição e homens acima de 35 anos de contribuição.
Vale dizer que, essa foi uma das modalidades que mais sofreu com as regras da previdência em 2019, diante o vigor da Reforma.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, neste ano de 2024, a fórmula 86/96 é uma alternativa ao Fator Previdenciário. Nesse caso, soma-se em anos, a idade ao tempo de contribuição do segurado. Caso homem, é preciso 96 de soma, no mínimo. Se mulher, é necessário 86 de soma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOVAS REGRAS APOSENTADORIA POR CONTRIBUIÇÃO
Homem
- Mínimo de 35 anos de contribuição;
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 96;
- Não há idade mínima;
- Mínimo de 180 meses de carência.
Mulher
- Mínimo de 30 anos de contribuição;
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 86;
- Não há idade mínima;
- Mínimo de 180 meses de carência.
Quem contribui para o INSS têm direito a aposentadoria?
Só tem direito a aposenta pelo INSS quem contribui para a previdência e cumpre os requisitos exigidos pela lei para receber o benefício excelente.