FRUSTRAÇÃO
Alerta geral INSS: Aposentados vão ficar sem importante pagamento em abril
14/04/2023 às 15h51
O mês de abril contemplou o adiantamento do pagamento de benefício a aposentados pelo INSS nos últimos três anos
Todos os beneficiários do INSS podem ficar na mão agora em abril, quando possivelmente receberiam um adiantamento do 13º salário. O Governo ainda não decidiu sobre essa medida, o que pode afetar muitos aposentados que precisariam do benefício nesse mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Previdência Social afirmou que ainda não tem nenhuma posição sobre a antecipação, de acordo com a Anasps. Os pagamentos adiantados ocorreram nos três anos anteriores, e acabar com essa comodidade deixou os beneficiários em dúvida do que poderá acontecer no futuro.
O que vale ressaltar é que esse adiantamento sempre aconteceu para amenizar os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19. Em 2022, já havia o rumor de que essa manobra deixaria de acontecer, mas continuou vigente por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o controle da pandemia no Brasil, esse adiantamento do INSS se tornou uma incerteza. Ainda não há nenhum posicionamento, mas é possível que o valor esteja disponível em algum momento do segundo semestre de 2023.
É NECESSÁRIO CONSULTAR CALENDÁRIO
Geralmente, os depósitos são feitos em duas parcelas, disponibilizando 50% em cada uma delas. O calendário muda de acordo com quem recebe o valor de um salário mínimo e quem recebe mais que isso. As datas funcionam de acordo com o último número da inscrição do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É possível consultar o calendário de pagamentos do benefício diretamente no site do Governo Federal.
QUEM TEM DIREITO AO 13º DO INSS?
O INSS paga esse valor às seguintes condições: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. O 13º salário, entretanto, não contempla benefícios assistenciais sociais, como é o caso do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) e do e RMV (Renda Mensal Vitalícia).
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Proibiu”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto da ANVISA contra nº1 das mulheres em farmácias
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● INSS libera pagamento do 13º salário pela 2ª vez no ano em novembro e lista de idosos 60+ vibra hoje (1)
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]