O mês de abril contemplou o adiantamento do pagamento de benefício a aposentados pelo INSS nos últimos três anos
Todos os beneficiários do INSS podem ficar na mão agora em abril, quando possivelmente receberiam um adiantamento do 13º salário. O Governo ainda não decidiu sobre essa medida, o que pode afetar muitos aposentados que precisariam do benefício nesse mês.
O Ministério da Previdência Social afirmou que ainda não tem nenhuma posição sobre a antecipação, de acordo com a Anasps. Os pagamentos adiantados ocorreram nos três anos anteriores, e acabar com essa comodidade deixou os beneficiários em dúvida do que poderá acontecer no futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que vale ressaltar é que esse adiantamento sempre aconteceu para amenizar os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19. Em 2022, já havia o rumor de que essa manobra deixaria de acontecer, mas continuou vigente por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Com o controle da pandemia no Brasil, esse adiantamento do INSS se tornou uma incerteza. Ainda não há nenhum posicionamento, mas é possível que o valor esteja disponível em algum momento do segundo semestre de 2023.
É NECESSÁRIO CONSULTAR CALENDÁRIO
Geralmente, os depósitos são feitos em duas parcelas, disponibilizando 50% em cada uma delas. O calendário muda de acordo com quem recebe o valor de um salário mínimo e quem recebe mais que isso. As datas funcionam de acordo com o último número da inscrição do benefício.
É possível consultar o calendário de pagamentos do benefício diretamente no site do Governo Federal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUEM TEM DIREITO AO 13º DO INSS?
O INSS paga esse valor às seguintes condições: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. O 13º salário, entretanto, não contempla benefícios assistenciais sociais, como é o caso do BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada) e do e RMV (Renda Mensal Vitalícia).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE