Proposta deve reduzir carência para o salário previdenciário de profissionais que trabalham em condições especiais, diz site
Está aprovado, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei que diminui a idade mínima para uma lista de trabalhadores no INSS. Essa ação diz respeito às funções que oferecem maior risco à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o FDR, a proposta altera a carência para 10 anos, a depender do grau de exposição. O benefício engloba os cidadãos submetidos a agentes químicos, físicos e biológicos nocivos durante as atividades.
O Projeto de Lei Complementar, de número 42/23, é de autoria do deputado Alberto Fraga. Em justificativa, ele aponta que busca corrigir uma injustiça causada pela reforma da Previdência, que havia elevado a idade mínima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ministério da Previdência Social, somente dos profissionais do campo, já são mais de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente. Assim como em outras profissões, o cálculo também é por idade e soma do tempo que efetivamente exerceu as atividades.
No entanto, por se tratar, na maioria das vezes, de exercício corporal, há prioridade na questão da idade, prevendo o momento em que não há mais como seguir adiante. “O cidadão que trabalha exposto a agente prejudicial à saúde, como calor, ruído ou substância tóxica, pode ter direito a se aposentar mais cedo”, diz o Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com 180 meses de contribuição, já é possível ter acesso à aposentadoria especial. O número mínimo de contribuições exigidas varia de acordo com o agente ao qual o segurado permaneceu exposto. São três as faixas estabelecidas pelo INSS. 15, 20 ou 25 anos. Para cada uma delas, exige a comprovação de igual tempo de atividade profissional com exposição permanente – não pode ser ocasional – a agente nocivo”, aponta o comunicado.
Afinal, quem pode se beneficiar?
- Trabalhadores da indústria: metalúrgicos, mineradores, entre outros;
- Profissionais da saúde: trabalhadores de hospitais e laboratórios que lidam com substâncias tóxicas;
- Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como eletricistas que trabalham com alta tensão.
Conclusão
Hoje, para solicitar a aposentadoria do INSS, são necessários 3 passos. Através do aplicativo, no site oficial ou pelo Telefone 135, da Central de Atendimento. O tempo médio para a concessão do primeiro salário, como foi divulgado, é de 43 dias, após a aprovação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 22 mil para salvar idosos acima de 60: INSS arma pagamento EXTRA aos aposentados em apenas 1 passo pelo celular
● INSS emite comunicado e crava alerta severo com PROIBIÇÃO que atinge os idosos 60+ em 2024
● Saque EXTRA do INSS libera R$ 22 mil na conta de aposentados e pensionistas para salvar bolso de milhares
+ Aliás, veja outras notícias sobre benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE