EITA
Mudança nas regras e você será afetado: INSS bate martelo e define nova idade mínima para se aposentar
26/04/2024 às 10h45
Aposentadoria do INSS é o sonho de muitos trabalhadores
O INSS trata-se de uma autarquia federal brasileira responsável pela administração e pagamento de benefícios da Previdência Social. Assim, o órgão é o responsável pelo pagamento da famosa aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Aliás, o sonho de se aposentar é compartilhado por milhões de pessoas que trabalham de carteira assinada (CLTs).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No Brasil, existem algumas regras para garantir a aposentadoria, sendo um dos principais requisitos atender a idade mínima de contribuição. Entretanto, uma nova mudança evolvendo a idade mínima para se aposentar pelo INSS mudou tudo. O sistema de aposentadorias no Brasil passou por transformações substanciais ao longo dos anos, buscando enfrentar desafios como o envelhecimento da população e garantir a viabilidade do sistema previdenciário.
Contar com recursos financeiros adequados possibilita aos idosos manter sua independência e dignidade. Isso lhes permite custear suas necessidades básicas, tomar decisões sobre onde viver e como passar o tempo, contribuindo para uma vida mais autônoma e gratificante. A segurança financeira também possibilita que os idosos desfrutem de atividades de lazer, viagens e experiências enriquecedoras, contribuindo para uma vida mais rica em alegria e satisfação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o assunto são às novas regras de aposentadoria estabelecidas pelo INSS, é importante observar que houve mudanças significativas, principalmente no que diz respeito à aposentadoria por tempo de contribuição. Segundo informações do portal Gov.com, esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como a aposentadoria por idade, a aposentadoria especial e a aposentadoria por invalidez.
Para a aposentadoria por idade, a idade mínima em 2024 para mulheres é de 58 anos e 6 meses com 30 anos de contribuição e 63 anos e 6 meses para homens com 35 anos de contribuição. No entanto, as regras podem variar dependendo da regra de transição escolhida. Além disso, o cálculo do benefício agora leva em conta a média de todos os salários de contribuição, em vez de apenas os 80% maiores, o que afeta diretamente o valor final da aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tempo de contribuição + idade mínima
A idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Globo confirma hoje (16) anúncio da Uber com exclusão de milhares de carros em 2025, inclusive o HB20
● Rasteira em Viola, Berta apunhalada e maldade contra Fátima: 3 reviravoltas chegam voando em Mania de Você
● Gerson e dupla de Arrascaeta: Sampaoli quer arrancar 2 estrelas do Flamengo pra desespero de Landim
Como se aposentar por invalidez?
Para ter direito à aposentadoria por invalidez e auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária) é preciso cumprir o período de carência. Ou seja, requer-se pelo menos 12 contribuições para a Previdência Social. Dessa forma, para esses benefícios o tempo carência exigido é de 12 meses.
O segurado deve passar por uma perícia médica do INSS, que irá avaliar a sua condição de saúde e determinar se ele tem ou não a capacidade de continuar trabalhando. Para ser considerado permanentemente incapacitado, o trabalhador deve apresentar uma condição que o impeça de exercer qualquer atividade laboral.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]