INSS garante possibilidade de aposentadoria na casa dos 50 anos a inúmeros trabalhadores
Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, as regras para se aposentar pelo INSS mudaram, seja através da idade-mínima, sistema de pontos ou até o pedágio.
Porém, poucos sabem que existe uma modalidade que pode garantir a aposentadoria na casa dos cinquenta anos a inúmeros trabalhadores. Nesta segunda-feira, 30, você saberá todos os detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, afinal, qual é a aposentadoria?
Estamos falando da aposentadoria por idade do trabalhador rural. A regra beneficia trabalhadores rurais que comprovarem o mínimo de 180 meses na atividade, de acordo com informações do portal do Governo Federal.
Regras:
- Comprovação de no mínimo 180 meses;
- 15 anos de atividade como trabalhador rural;
- Idade mínima é de 60 anos para homens e 55 para mulheres.
Trabalhadores rurais elegíveis
Os trabalhadores rurais elegíveis são divididos nas seguintes categorias: segurado especial, empregado rural, trabalhador avulso que preste serviço de natureza rural e contribuinte individual rural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, o segurado especial, como agricultor familiar, pescador artesanal e indígena, podem garantir a redução de idade no requerimento.
Já empregados, contribuintes individuais e trabalhadores avulsos rurais também têm direito à redução da idade mínima, caso cumpram o tempo de contribuição necessário.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Idade mínima alterada e +2: Nova lei da aposentadoria do INSS entra em vigor HOJE(2) e crava 3 alertas em 2025
● Adeus só R$1.412: INSS confirma maior vitória aos aposentados nesta quinta (02)
● Desfecho do 13° e veredito final sobre o 14° salário: 2 anúncios do INSS chegam voando em 2025 aos aposentados
Porém, caso o trabalhador não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário, o mesmo poderá solicitar o benefício com a mesma idade dos trabalhadores urbanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa opção será somado o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de trabalho urbano.
Documentos para o INSS
Os trabalhadores rurais podem solicitar o benefício do INSS à distância, mas, o atendimento presencial poderá ser solicitado para eventual entregas de documentos ou informações.
Veja documentos necessários:
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos referentes às relações previdenciárias, como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), carnês de recolhimento de contribuição ao INSS, formulários de atividade especial, documentação rural, etc.
Como pedir
Por fim, para solicitar a aposentadoria rural do INSS, o trabalhador deverá realizar dois passos:
- Pedir o benefício por meio do Meu INSS e na aba “aposentadoria por idade rural”;
- Entregar os documentos e esperar a resposta.
Considerações finais
Em suma, trabalhadores rurais podem garantir a aposentadoria pelo INSS com idade mínima reduzida, sendo 55 anos para mulheres e 60 para homens com mínimo de mínimo de 180 meses na atividade.
Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
Para falar com um atendente do INSS, basta ligar no número 135. Mas, lembre-se, o instituto não liga ou envia e-mail para pedir documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais.