Dicas imbatíveis para aposentar de forma simples e com bom valor
Se o momento do tão sonhado benefício previdenciário do INSS está próximo, existem dicas de como aumentar o valor em apenas sete passos online em 2024.
Segundo informações coletadas no portal Ingrácio Advocacia existem 7 dicas infalíveis para garantir esse aumento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO AUMENTAR O VALOR DA APOSENTADORIA?
Identificar todos os tipos de trabalho feitos na sua vida. Todos os períodos de trabalho e contribuição constam no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
Porém, nem tudo pode constar lá. No entanto é possível verificar períodos de trabalho rural, trabalho na condição de menor aprendiz, entre outros. O que pode fazer que o tempo de contribuição aumente.
Reconhecer seus vínculos de trabalho informal. É possível solicitar o reconhecimento do trabalho informal diretamente no INSS e pedir o reconhecimento do vínculo de trabalho na Justiça do Trabalho e, posteriormente registrar no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Averbar períodos de trabalho reconhecidos pela Justiça do Trabalho. Além da forma de trabalho informal, existem casos em que há vínculo empregatício entre o trabalhador e empregador mas não é reconhecido.
Como quando alguém presta serviços como autônomo para uma empresa de maneira regular, subordinado a um único empregador, om horário de trabalho definido e recebendo uma remuneração por isso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ficar de olho se você realiza trabalho concomitante. Isso acontece se o funcionário trabalha em dois ou mais lugares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir da lei 13.846/2019, ficou estabelecido que o salário de benefício do segurado que contribuir, devido a atividades concomitantes, será calculado com base na soma dos salários de contribuição das atividades exercidas na data do requerimento.
Converter períodos de atividade insalubre ou perigosa. o segurado que trabalhou em condições insalubres ou perigosas, prejudiciais à saúde, pode ter direito à aposentadoria especial.
Descartar contribuições que pioram o valor do seu benefício. Esse descarte de contribuições foi uma novidade introduzida pela Reforma da Previdência de 13/11/2019.
No caso de algumas pessoas, suas contribuições são extremamente baixas no começo, o que reduz sua média de recolhimentos.
Logo, fazer o descarte de contribuições que não resulte na perda do direito do benefício pode ser bastante eficaz.
Fazer um planejamento previdenciário. As sugestões apresentadas passam despercebidas diversas vezes e como consequência o valor da aposentadoria é menor e até mesmo negado do benefício por parte do INSS.