Confira!
ADEUS idade mínima do INSS: Como se aposentar antes dos 50 em 2025 com 2 passos simples
28/11/2024 às 17h50
Saiba tudo o que você precisa para conseguir solicitar a aposentadoria pelo INSS antes dos 50 anos de idade em apenas 2 passos simples
Desde a Reforma da Previdência de 2019, as novas regras mudaram o panorama das aposentadorias e fizeram muitos brasileiros perderem a esperança de se aposentar cedo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, o portal FDR informa que ainda é possível se aposentar antes dos 50 anos.
Desse modo, o INSS exige que os trabalhadores entendam os critérios e condições atuais para ajustar suas expectativas e solicitar a antecipação do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira as duas opções disponíveis, cada uma voltada para diferentes perfis de contribuintes, conforme informações do JusBrasil.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Os trabalhadores que completaram o tempo mínimo de contribuição até 13/11/2019 podem solicitar a aposentadoria. Nesse caso, o benefício corresponde a 80% dos maiores salários com a aplicação do fator previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Mulheres precisam ter contribuído por 30 anos.
- Homens precisam ter contribuído por 35 anos.
Se você adquiriu o direito a essa regra, ainda pode garantir o benefício pela aposentadoria por tempo de contribuição e solicitar a revisão da vida toda.
Aposentadoria especial
Trabalhadores com idade entre 40 e 50 anos podem solicitar a aposentadoria especial, desde que tenham preenchido os requisitos até 13/11/2019.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lei do INSS em vigor em 2025 traz aposentadoria aos 55 anos a lista de CPFs em apenas 5 passos hoje (09)
● Valor e data do pagamento da 1ª parcela: 13º salário do INSS tem 2 anúncios a idosos 60+ em 2025
● Idosos 60+ em festa: INSS confirma 10 presentões aos aposentados nesta quinta-feira (09)
Após essa data, a exigência de idade mínima entre 55 e 60 anos dificulta o preenchimento dos critérios para quem tem menos de 50 anos.
Com essas opções, os contribuintes devem avaliar seu histórico previdenciário e buscar orientação especializada para garantir seus direitos de aposentadoria.
Como calcular o valor da aposentadoria?
A média dos salários de contribuição do trabalhador determina o valor da aposentadoria, conforme a Reforma da Previdência.
Os segurados recebem 60% dessa média como valor inicial do benefício.
Os homens ganham um adicional de 2% para cada ano de contribuição que ultrapasse 20 anos, enquanto as mulheres recebem o mesmo acréscimo para os anos que excedam 15 anos de contribuição.
O cálculo considera apenas 80% das maiores contribuições do trabalhador, resultando em um valor próximo ao salário médio que ele recebeu no fim de sua carreira.
Contudo, confira as demais informações sobre os benefícios do INSS com o TV Foco!
Conclusões finais
Portanto, os trabalhadores que desejam se aposentar antes dos 50 anos ainda encontram caminhos viáveis, mesmo com as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência de 2019.
Para alcançar esse objetivo, é essencial entender as regras e avaliar o próprio histórico de contribuições.
O INSS oferece opções como a aposentadoria por tempo de contribuição, para quem cumpriu os requisitos até 2019, e a aposentadoria especial, para aqueles que atendem aos critérios específicos.
Com planejamento e orientação especializada, os segurados podem identificar a modalidade mais vantajosa e assegurar um benefício adequado às suas condições.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.