Alerta!

“Bloqueado”: INSS faz o comunicado mais temido de 2024 e assusta com alerta sobre suspensão dos pagamentos

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS pode ser suspenso em alguns casos e você precisa ficar atento (Foto: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS faz o comunicado e alerta sobre suspensão dos pagamentos em 2024

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba de emitir um dos comunicados mais temidos por seus beneficiários e assusta com alerta sobre suspensão dos pagamentos em 2024.

Portanto, de acordo com o portal G1, a instituição informou que 4.351.557 aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração estão sendo convocados pelo órgão para comprovar que estão vivos, processo chamado de prova de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso acontece porque cabe ao INSS fazer a comprovação de vida dos beneficiários através do cruzamento de informações. Ou seja, a instituição comprova se a pessoa está viva através de informações de outros órgãos.

Se uma pessoa toma vacina contra a gripe em um posto de saúde da rede pública, por exemplo, essa ação vai compor um “pacote de informações” que o INSS vai reunindo ao longo do ano.

“Quando o total de ações ao longo do ano registradas nas bases de dados parceiras for suficiente, o sistema considerará a prova de vida realizada, garantindo a manutenção do benefício até o próximo ciclo”, comunicou o órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, não foi possível encontrar 4,3 milhões de beneficiários, nascidos em janeiro, fevereiro e março, em nenhuma base de dados e, por isso, eles estão sendo notificados por meio do aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou por notificação bancária. Ainda de acordo com o órgão, se a prova de vida não for realizada em 60 dias após a notificação, o pagamento poderá ser bloqueado.

Desse modo, a autarquia tem 10 meses para comprovar a vida da pessoa a partir da data de aniversário do titular do benefício. Se não for possível comprovar através do cruzamento de informações, o segurado terá mais 60 dias para comprovar que está vivo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são as formas de comprovação de vida aceitas pelo INSS?

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova de Vida (Reprodução: Internet)

Previdência Social (Reprodução: Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile