BOAS NOTÍCIAS

“R$ 93 bilhões”: INSS comunica o maior pagamento da década e crava 2 vitórias até pra quem não é aposentado

14/01/2024 às 19h32

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Grandes vitórias confirmadas em relação ao INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

INSS celebrou grandes vitórias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos. Dessa vez, por exemplo, falaremos de grandes vitórias confirmadas pela agência que beneficiará aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira delas, segundo informou o portal Gov.com, diz respeito ao Relatório Gerencial de Previdência Complementar e mostra dados do terceiro trimestre de 2023. Consta que Regime de Previdência Complementar (RPC) pagou em 12 meses R$ 93 bilhões em benefícios de aposentadoria e pensão.

Dessa forma, foram alcançados aproximadamente 945 mil pessoas. 95% desse valor são de aposentados que acumularam recursos nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar e 5% são pagamentos feitos por planos comercializados pelas Entidades Abertas de Previdência Complementar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra grande vitória, na verdade, foi uma orientação repassada pelo INSS para os segurados poderem agilizar seus processos. Dessa forma, iremos falar sobre o Atestmed – procedimento que dispensa a necessidade de agendamento de perícia médica. Ele acabou diminuindo consideravelmente as filas.

INSS - (Foto: Reprodução / Internet)

INSS – (Foto: Reprodução / Internet)

Isso porque foi constatado um crescimento nas análises de pedidos de benefícios por incapacidade temporária. Dados da autarquia demonstram que em novembro deste ano houve um aumento de 26,99% no número de análise de pedidos do antigo auxílio-doença em comparação com o mesmo período em 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal Gov.com, assim que recebe processo nos sistemas internos, o servidor primeiramente analisa toda a documentação anexada pelo próprio segurado através dos canais remotos do INSS. Quando faltam documentos é necessário realizar a primeira exigência, que tem o prazo de 30 dias para ser cumprida.

INSS - Foto: Internet

INSS – Foto: Internet

O que os segurados precisam saber?

A orientação para os segurados é que após a abertura do processo se mantenham ativos nos canais remotos acompanhando os comunicados do INSS. O cumprimento de exigência é feito diretamente pelo aplicativo ou site do Meu INSS.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Basta digitalizar ou fotografar os documentos originais e anexá-los ao processo. Vale lembrar que até mesmo que não é aposentado ou pensionista do INSS pode se beneficiar do pagamento do auxílio-doença e dessas dicas pra antecipar os processos.

https://youtu.be/U375M742bqY?si=UdW25Wo1VgRICMks

 

INSS

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.