O INSS crava um comunicado urgente alertando sobre um novo golpe aos aposentados. Confira as dicas da Previdência Social para você não perder o dinheiro da sua aposentadoria
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado alertando os aposentados e pensionistas sobre um novo tipo de golpe que os criminosos estão aplicando.
Vale destacar que, o número de fraudes relacionadas ao INSS tiveram um salto significativo no último ano. Os golpistas estão se passando por servidores para aplicarem os mais diferente tipos de golpes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste sentido, dessa vez, falaremos sobre um em específico, o chamado ‘prova de vida presencial’. Onde pessoalmente, caracterizado como um servido, o bandido coleta informações confidenciais das vítimas.
Resumo
- O INSS gere a previdência social do país, sendo responsável pelo repasse de aposentadorias, pensões e mais;
- Nos últimos tempos, houve um aumento considerável na quantidade de golpes e fraudes envolvendo o órgão;
- Dessa forma, ao descobrir mais um método, o INSS cravou um comunicado alertando os aposentados para que eles não percam o seu dinheiro;
- A seguir, veja mais detalhes.
Comunicado do INSS
Vale dizer que, a ação dos golpistas podem levar a graves consequências financeiras as vítimas. Isso porque os criminosos podem realizar transações fraudulentas e até mesmo a contratação de empréstimos.
Dessa forma, além de comprometer significativamente os dados e segurança financeira dos aposentados, também geram um grande transtorno para reverter as situações, ou até mesmo só ficar com os prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO a partir das informações do portal ‘Monitor do Mercado’, o INSS emitiu um comunicado onde expressamente informa que não existem procedimentos externos realizados para a prova de vida.
Além disso, o órgão garantiu que qualquer tentativa de extorsão será investigada com muito rigor. Também ressalta que agora a realização da prova de vida foi simplificada e automatizada, não requerendo um encontro presencial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como realizar a prova de vida?
Conforme a fonte, em 2023, a prova de vida para cerca de 19 milhões de beneficiários foi realizado automaticamente por um sistema de cruzamento de dados no governo federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, quem deseja se recadastrar pode utilizar o aplicativo Meu INSS, bancos com reconhecimento biométrico ou a plataforma Gov.br. Minimizando a necessidade de ir a uma agência do INSS.
Considerações finais
Em suma, o INSS expôs mais um tipo de golpe criado por bandidos que visam roubar o dinheiro dos aposentados. Dessa forma, é muito importante estar atento as informações do órgão.
Ressaltando a não existência de encontros externos para a realização da prova de vida. E que esse processo atualmente pode ser feito de forma automatizada e até mesmo sem sair de casa.
Em caso de dúvidas, contate o INSS pela central de atendimentos no telefone 135.
Quando o INSS surgiu?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.
Veja também mais uma matéria completa sobre alertas do INSS clicando aqui.