Todos os aposentados do INSS precisam estar com o sinal de alerta ligado para que não corram o risco de perder o acesso ao benefício
Os aposentados do INSS estão apreensivos com a possibilidade de perderem o acesso ao benefícios, após uma confirmação nesta segunda-feira (14).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o Governo informou que irá realizar um movimento para que aqueles inadequados não recebam mais o valor mensalmente.
De acordo com o portal ‘FDR’, o INSS tomou a decisão de realizar um pente-fino para verificar a situação em que se encontra todos os beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, será possível identifica fraudes e aqueles que não seguem todos os requisitos estabelecidos e mesmo assim estão recebendo o pagamento.
Benefícios temporários serão os mais analisados
Ainda segundo o site, o governo vai ter um maior cuidado com aqueles benefícios temporários, como o caso do auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS pretende utilizar o cruzamento de dados para avaliar se ainda há a necessidade do pagamento e se está tudo de acordo com as regras.
Em alguns casos o Instituto revelou que pode solicitar a presença dos segurados na agência previdenciária mais próxima.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque poderá ter a necessidade de passar por uma nova avaliação médica, para confirmar a necessidade de estar recebendo o auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se tudo estiver em ordem, o pagamento seguirá normalmente, caso contrário poderá ser suspenso ou até mesmo encerrado de maneira imediata, dando adeus aos R$1.412.
Confira como serão as análises
Primeiro de tudo, o Governo Federal cruzará as informações dos bancos de dados de outros órgãos, com a lista de beneficiários do INSS.
Dessa maneira terão mais informações para identificarem possíveis fraudes, e se constatarem, poderão bloquear o acesso ao benefício do segurado.
Mas, em alguns casos, entrarão em contato com as pessoas, para que possam explicar a situação e quem sabe evitar que tudo isso aconteça.
Portanto, é importante que fique ligado no ‘Meu INSS‘, para saber se terá algum tipo de convocação envolvendo o seu nome ou de algum familiar.
Mantenha tudo atualizado
Estar com o CadÚnico atualizado é fundamental para evitar um possível bloqueio do INSS com o pente-fino realizado pelo governo.
Isso porque, lá estão todas as informações necessárias para que o governo identifique que o segurado segue todos os requisitos estabelecidos pelo programa.
Conclusões finais
O governo planeja iniciar um pente-fino em que verificará todos os beneficiários que estão recebendo pagamentos do INSS.
A medida visa se proteger contra possíveis fraudes, para que somente aqueles realmente aptos recebam os benefícios. Principalmente aqueles benefícios temporários, como o auxílio-doença.
Quando começa o pagamento do INSS em outubro?
O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado.
Neste mês de setembro ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1. Os demais terão que aguardar os dias seguintes.