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“Suspensão de pagamento”: INSS confirma lei em vigor em março e faz o comunicado mais drástico aos aposentados

09/03/2024 às 9h56

Por: Redação TV Foco
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INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

INSS confirma lei em vigor em março e faz o comunicado aos aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o órgão responsável por fazer o pagamento  dos aposentados, pensionistas e demais segurados da sua instituição.

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Em nota, no próprio site do órgão, ele anunciou algumas medidas que devem ser feitas pelos seus beneficiários com o objetivo de não haver qual quer bloqueio do pagamento.

Primeiro, é importante mencionar a importância de manter os dados cadastrais atualizados no instituto, para caso de necessidade, a autarquia entre em contato com o cidadão ou cidadã.

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Por isso, ao trocar de telefone, endereço, nome, atividade ou e-mail é importante alterar as informações no INSS, seja pelo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135, não sendo necessário ir até uma agência para isso.

O órgão também menciona que não faz qualquer tipo de atendimento por e-mail. Portanto, o envio de documentos, requerimentos e ofícios por correio eletrônico, não é eficaz e os dados não são alterados, devendo o usuário não passar informações por esse meio de contato.

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O alerta também pede que os usuários fiquem atentos ao fraudes por isso com cadastro atualizado, o sistema tem mais chances de identificar tentativas de uso indevido dos dados do contribuinte.

Então para atualizar os seus dados gerais, tenha em mãos documentos como: documento de identidade, CPF, comprovante de residência com CEP atualizado, Certidão de Nascimento ou Casamento, caso haja mudança de estado civil, e documentos dos dependentes, se for o caso.

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INSS - foto: TV Foco

INSS – foto: TV Foco

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Como fazer a atualização pelo MEU INSS?

  • Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
  • Faça login usando senha e usuário do Gov.br
  • Clique em “Novo Pedido”
  • Clique em “Atualização de cadastro e atividade”
  • Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”
  • Preencha os dados atualizados e envie sua solicitação
  • O segurado pode ainda usar a central 135 para fazer os acertos

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