Se você busca se aposentar ainda neste ano de 2024, precisa se atentar a nova idade mínima confirmada pelo INSS e dois passos simples
Uma notícia maravilhosa para quem deseja se aposentar foi divulgada. Isso porque o INSS bateu o martelo e confirmou nova idade mínima para a solicitação do benefício que garante a tranquilidade da pessoa idosa. É importante destacar que houve mudanças significativas no que diz respeito as regras de aposentadoria, principalmente sobre a Aposentadoria por Tempo de Serviço.
Pois bem, o fato é que esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Aposentadoria por Incapacidade;
De acordo com informações do portal Agência Brasil, a atual regra exige que as mulheres devem ter no mínimo 62 anos e 15 anos de contribuição para se aposentarem, e os homens ao menos 65 anos e 20 anos de contribuição.
Porém, para quem já contribuía para o INSS antes de novembro de 2019, foi criado um regime de transição em que prevê alterações todos os anos, até 2031.
Sendo assim, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe 6 meses a cada ano, e agora em 2024 as mulheres precisam ter 58 anos e 6 meses e os homens, a idade mínima é de 63 anos e 6 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A regra dos pontos, em que soma a idade com o tempo de contribuição passa a ser de pelo menos 91 pontos para as mulheres e de 101 pontos para os homens.
Para se aposentar por contribuição, o mínimo para as mulheres é de 30 anos e de 35 para os homens. Portanto se você está em alguns desses requisitos hoje, já pode solicitar a sua aposentadoria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a aposentadoria em 2 passos?
Caso não tenha o tempo total necessário até o dia 13/11/2019, o INSS analisará a possibilidade de aplicar a regra de transição mais vantajosa, de acordo com a Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o avanço da tecnologia, atualmente a concessão pode ser feita de forma online através do aplicativo Meu INSS. É necessário enviar os documentos e aguardar a análise do órgão, ou seja, em apenas 2 passos simples.
Caso seja aprovado o benefício, de forma online o aposentado receberá as informações sobre o valor, agência de pagamento e/ou o motivo da recusa.