Está confirmada a nova idade mínima para se aposentar pelo INSS
É um fato falar que o INSS é um dos principais órgãos do Governo Federal, responsável pelos pagamentos de auxílios previdenciários e benefícios assistenciais. Dessa vez, por exemplo, o assunto se trata da confirmação da nova mudança na idade mínima para se aposentar cravada pela autarquia, deixando os brasileiros em festa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante deixar claro que houve mudanças significativas no que diz respeito as regras de aposentadoria, principalmente sobre à aposentadoria por tempo de contribuição. Esta modalidade foi extinta, e agora existem diferentes formas de se aposentar, como:
- a aposentadoria por idade;
- a aposentadoria especial; e
- a aposentadoria por invalidez.
Segundo o portal oficial do Governo Federal, a atual regra exige que as mulheres tenham no mínimo 62 anos e 15 anos de contribuição para se aposentar, e os homens ao menos 65 anos e 20 anos de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, para quem já contribuía com o programa antes de novembro de 2019, foi criado um regime de transição em que prevê alterações todos os anos, até 2031. Assim, a idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe 6 meses a cada ano, e agora em 2024 as mulheres precisam ter 58 anos e 6 meses e os homens, a idade mínima é de 63 anos e 6 meses.
Para se aposentar por contribuição, o mínimo para as mulheres é de 30 anos e de 35 para os homens. Assim, a regra dos pontos, em que soma a idade com o tempo de contribuição, passa a ser de pelo menos 91 pontos para as mulheres e de 101 pontos para os homens. Portanto, se você está em alguns desses requisitos hoje, já pode solicitar a sua aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o calendário de pagamentos do I N S S para junho?
Confira abaixo as datas de pagamento do INSS referentes a junho:
Até 1 salário mínimo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final 1: 24 de junho;
Final 2: 25 de junho;
Final 3: 26 de junho;
Final 4: 27 de junho;
Final 5: 28 de junho;
Final 6: 1 de julho;
Final 7: 2 de julho;
Final 8: 3 de julho;
Final 9: 4 de julho;
Final 0: 5 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acima de 1 salário mínimo:
Finais 1 e 6: 1 de julho;
Finais 2 e 7: 2 de julho;
Finais 3 e 8: 3 de julho;
Finais 4 e 9: 4 de julho;
Finais 5 e 0: 5 de julho.