Confira detalhes sobre a nova regra da autarquia que já está em vigor
O INSS, a autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, está contando com uma nova regra que já está em vigor.
Com direito a nada mais, nada menos que antecipação e a maior vitória do ano, o INSS confirmou dois inéditos, e vocês ficarão por dentro de todos os detalhes nesta terça-feira (26).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Edital Concursos Brasil, o INSS realizou a assinatura de um acordo para que as solicitações de benefícios por incapacidade temporária possam ser realizadas nas agências dos Correios.
Sendo assim, as informações dão conta de que a medida será possibilitada por meio do sistema Atestmed, que incentiva a troca da perícia médica presencial pela análise documental eletrônica. Contudo, o sistema só poderá ser utilizado para os benefícios de curta duração, ou seja, até 180 dias.
Ainda conforme o que foi divulgado pela fonte, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, deixou claro que o objetivo é que solicitações de benefícios por incapacidade temporária sejam 100% realizadas via Atestmed até o final de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, a parceria com os Correios foi uma das formas que o instituto encontrou para chegar a esse resultado.
Assim, com a nova regra em vigor, os cidadãos poderão solicitar o benefício nas agências dos Correios de todo o país, sendo preciso apresentar o atestado médico ou odontológico.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar ainda que a parceria irá auxiliar o INSS, visto que os Correios possui 11 mil agências no país, com 7 mil delas atendendo aos beneficiários do INSS. Em contrapartida, o INSS possui apenas 1,6 mil agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o novo benefício do INSS?
Ou seja, em suma, os dois benefícios são a solicitação de incapacidade temporária e a liberação do auxílio doença através dos correios. Com isso o benefício pode ser liberado de forma antecipada, evitando meses de espera na fila do INSS.
“O acordo com os Correios e o projeto-piloto no 135 vão acelerar as concessões de auxílio-doença. Essas ações se somarão às demais que visam a reduzir os gastos do INSS com o pagamento de correção monetária pela demora na liberação do benefício”, afirmou Stefanutto.