INSS libera agora em novembro pagamento do 13° salário
Não precisa ser um especialista no assunto para chegar a conclusão que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Aliás, surgiu a confirmação de uma notícia que promete melhorar a vida de alguns beneficiários da previdência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para muitos pensionistas e aposentados do INSS, há motivos para comemorar. O INSS acaba de confirmar que pagará o tão aguardado 13º salário ainda em novembro de 2023. No entanto, é importante frisar que nem todos os aposentados se beneficiarão desse pagamento, apenas uma parte específica de beneficiados se enquadram na categoria que será contemplada.
Os beneficiados que, por alguma razão, não receberam o 13º ao longo do ano, terão direito a um pagamento de única parcela agora no mês de novembro. Porém de toda forma, o Diário Oficial tornou pública uma restrição a cerca disso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É valido relembrar que todos os anos, nos últimos meses do ano, tanto os trabalhadores que recebem o famoso 13º salário, quanto os aposentados que também tem esse direito concedido pelo INSS, recebem seus valores. Entretanto, por causa da pandemia da Covid-19, nos últimos anos, esse pagamento foi antecipado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Muitos beneficiados do INSS já receberam os valores em 2023 e ficaram surpresos com essa nova rodada de pagamentos anunciada. Importante ressaltar que os valores da parcela do 13º salário são reajustados de acordo com o salário mínimo vigente, que atualmente é de R$1320, 00. Portanto, pensionistas e aposentados que recebem o mínimo também receberão com base nesse valor.
De acordo com o INSS, receberão somente aqueles segurados que começaram a receber o benefício da Previdência Social após o mês de maio de 2023. Para não terem atrasos, eles receberão o valor em uma única parcela, em novembro de 2023. Porém, o valor a ser pago não será integral, e sim, proporcional ao período de maio até o final do ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que pode levar ao bloqueio do benefício?
A ausência de prova de vida e irregularidades podem acarretar o bloqueio do recebimento do benefício. O INSS sempre envia notificações através de sua plataforma, sendo recomendado a constante consulta ao aplicativo ‘Meu INSS’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE