ALERTA!

Novas regras: INSS acaba de confirmar mudança drástica em benefício e notícia cai como presente

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mudança no INSS (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Uma grande mudança na conceção de benéficos do INSS foi divulgada e milhões de brasileiros são afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido como INSS, anunciou recentemente uma mudança significativa que pegou todos de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alteração tem como principal objetivo tentar conter a fila de benefícios e resolver o problema do longo tempo de espera por perícia em algumas localidades do país. Além disso, o INSS prevê a implementação de medidas para evitar fraudes a partir de fevereiro de 2024. Confira detalhes sobre.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou regra que trata sobre a prorrogação automática do benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. A mudança valerá por seis meses, até abril de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo portaria conjunta do instituto e do Ministério da Previdência Social publicada nesta quarta-feira (1º), o segurado que estiver afastado do trabalho recebendo o auxílio poderá ter a prorrogação automática do benefício quantas vezes for necessário, sem precisar passar por perícia médica.

Interior de um prédio do INSS (Reprodução/ Pronatec)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A portaria modifica instrução normativa de março de 2022, que manteve norma adotada na pandemia de Covid-19, quando a emergência em saúde levou o instituto a fechar as agências da Previdência Social.

Até então, o cidadão doente conseguia a prorrogação automática do auxílio, sem precisar passar por perícia, por até duas vezes, mas apenas nos casos em que não houvesse agenda de atendimento em 30 dias. Na terceira, seria marcado um exame presencial.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS afirma, no entanto, que se caso seja necessário, poderá ser agendada perícia médica. Além disso, o órgão diz que estuda a exigência de apresentação do atestado para conseguir a prorrogação, medida que valerá a partir de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como fazer pedir da prorrogação do auxílio-doença?

Para ter direito à prorrogação, o trabalhador afastado deve fazer o pedido ao INSS nos 15 dias que antecedem a data prevista para a alta médica. A prorrogação automática terá duração de 30 dias e, caso permaneça doente, o segurado deve fazer novo pedido a cada 30 dias, até que se recupere e volte ao trabalho.

INSS – (Reprodução Internet)

Para as novas normas, no entanto, o instituto ainda está adequando o sistema. “O INSS e a Dataprev farão os ajustes necessários para implantação do espaço no Meu INSS”, diz nota por fim.
Contudo, não é necessário apresentar novo atestado médico. Basta fazer a solicitação da prorrogação pelo aplicativo ou site Meu INSS. Ou por meio da Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 6h às 22h. O atendimento, no entanto, é 24 horas, feito por meio de robôs.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile