Cesar Tralli noticiou durante o “Jornal Hoje”, da TV Globo, mudanças em regras para receber benefícios do INSS
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam uma notícia importante em 2023. Cesar Tralli deu informações detalhadas sobre as mudança nas regras dos benefícios durante o “Jornal Hoje”, da TV Globo.
Na ocasião, o apresentador informou sobre a Prova de Vida, que a Previdência Social exige para seguir com os pagamentos de quem tem direito aos benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇA DE REGRAS
“O INSS vai mudar as regras de Prova de Vida exigida para o pagamento de aposentadorias e pensões”, informou Cesar Tralli, na edição de 25 de janeiro do “Jornal Hoje”.

Cesar Tralli no “Jornal Hoje” (Foto: Reprodução/TV Globo)
“O objetivo é simplificar o procedimento, permitindo aos bancos acessarem informações de bases do governo. Como por exemplo vacinação do SUS, a renovação da carteira de habilitação. Por conta da pandemia, a prova de vida ficou suspensa nos últimos três anos. Em 2023, agora, a confirmação é feita para 17 milhões de beneficiários”, continuou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, 1h de almoço: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera 2h de pausa à lista para salvar CLTs
● Prisão, falência e interdição da ANVISA: O fim escandaloso de farmácia nº1 em SP e choque de paulistas
● Zema já sabe: Nova lei da CNH em Belo Horizonte, MG, traz fim das idas ao Detran e substituto em vigor
COMO REALIZAR A PROVA DE VIDA DO INSS?
O INSS começou a realizar automaticamente a Prova de Vida dos beneficiários no início do ano. Agora, é possível acessar informações sobre o cadastro no aplicativo ou no site Meu INSS.
O órgão também emitiu uma nota tranquilizando os aposentados e pensionistas sobre as possibilidades dos benefícios serem cancelados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com a nova regra, o cidadão não é mais obrigado a sair de casa para realizar sua prova de vida. No momento, a equipe da Previdência Social estuda os últimos detalhes para que a regulamentação da medida seja publicada. A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”, diz a nota.
É possível ter acesso a informações no site ou no aplicativo do órgão (Foto: Reprodução/Meu INSS)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE