Se surpreenda com o INSS, que bate martelo com lei inédita e define idade mínima para se aposentar em 2024
E as novas mudanças do Governo Federal ainda estão dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, o INSS que bate martelo com lei inédita e define idade mínima para se aposentar em 2024, surpreendendo a todos.
As informações são do portal “G1”, o qual informou no dia 10 de dezembro do ano de 2023, que depois da lei inédita, feita com a Reforma da Previdência, em novembro de 2019, os brasileiros que começaram a trabalhar depois da data, precisam cumprir os novos requisitos para poder se aposentar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, entre os requisitos básicos impostos pela nova lei, estão a idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens, além do tempo de contribuição de 30 anos para elas e 35 anos para eles.
Ainda segundo as informações, para quem já estava no mercado de trabalho antes da nova lei, existem até cinco regras para poder ser aposentar, sendo elas, sistema de pontos, idade mínima progressiva, pedágio, e regras específicas para servidores públicos e professores.
No sistema de pontos, por exemplo, cada ano de recolhimento ao INSS corresponde a um ponto, enquanto cada ano a mais de idade vale outro, onde em 2019, o mínimo era de 86 pontos para as mulheres e de 96 para os homens, contudo esses valores avançam anualmente e já em 2024, serão de 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que em 2028, a pontuação alcançará o limite máximo de 105 pontos para os homens, e cinco anos depois, em 2033, para as mulheres, no limite máximo de 100 pontos, e assim seguirá sem novos aumentos.
Contudo, segundo as informações, cada caso é um caso e quem deseja se aposentar precisar consultar um especialista para averiguar a situação de perto, pois pode haver vantagens e desvantagens em cada modalidade selecionada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos aposentados existem no Brasil?
Segundo dados do Ministério da Previdência Social, existem cerca de 39 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Brasil.