Detalhes sobre a devolução em dobro do INSS com nada mais, nada menos que 3 alertas aos aposentados ainda neste ano
A título de informação, o importante INSS, em suma, se trata de uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes. Por isso, ele garante direitos aos segurados do Regime Geral de Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, como um verdadeiro presente, simplesmente o INSS está devolvendo valores em dobro com 3 alertas para os aposentados receberem no 2º semestre e vocês saberão de todos os detalhes nesta quinta-feira (11).
De acordo com informações do portal Jornal JF, um caso no Paraná trouxe à atenção pública uma prática preocupante: o desconto indevido de valores nos benefícios de aposentados do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nas informações dão conta de que tal fato especificamente envolvendo uma aposentada de Pato Branco, resultou em uma decisão favorável a ela pela Justiça Federal de Campo Mourão, demonstrando que os direitos dos beneficiários estão sendo rigorosamente protegidos.
Para quem não sabe, os descontos indevidos impedem aposentados e pensionistas de disponibilizarem integralmente de seus recursos financeiros, causando não apenas um desequilíbrio econômico, mas também emocional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante ressaltar que os empréstimos consignados caracterizam-se pelos descontos automáticos no benefício da previdência para o pagamento das parcelas. No caso citado, a decisão do juiz José Carlos Fabri foi categoricamente favorável à vítima, indicando a devolução do valor em dobro do que foi indevidamente descontado, além de uma indenização por danos morais.
Esse tipo de sentença serve como um forte lembrete aos bancos e instituições financeiras sobre a seriedade das normas vigentes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Você já sacou o seu? Você está na lista? R$ 7,88 bilhões são devolvidos ao INSS após beneficiários não sacarem
● Recebeu 13° salário antecipado do INSS em 2024? Novo saldo remanescente disponível aos 60+
● INSS anuncia novas regras de pagamento e atinge idosos 60+ e pensionistas; entenda as mudanças
Diante disso, não podemos deixar de ressaltar que qualquer beneficiário do INSS que identificar descontos não autorizados pode e deve buscar seus direitos. Nesses casos, recomenda-se procurar orientação legal para que o pedido de restituição seja formulado corretamente para que seja possível não apenas cessar o desconto, mas também receber uma compensação pelo dano causado. Confira os 3 alertas:
- Verifique regularmente seus extratos de benefício do INSS.
- Em caso de descontos desconhecidos, entre em contato com o INSS para esclarecimentos.
- Consulte um advogado especializado em direito previdenciário se necessário.
Dito isso, por fim, é muito importante estar atento e procurar ajuda sempre que algo não parecer correto em seus benefícios.
Como liberar empréstimo consignado no INSS?
Passo a passo: desbloqueio no aplicativo Meu INSS:
- Abra o aplicativo “Meu INSS” ou acesse o site;
- Faça login usando seu CPF e senha;
- Na página inicial, clique no ícone “Novo Pedido”;
- Digite “Desbloquear Benefício para Empréstimo” e clique em “Avançar”.