Salário para licença maternidade vai sair mais rápido segundo o INSS
Nesse domingo de Dia das Mães, para que melhor que uma notícia excelente para aquelas que precisam tirar licença maternidade? Pois bem, O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS para os íntimos, informou que analisará os 45 mil pedidos de salário-maternidade que estão há mais de 30 dias parado.
A ideia é acelerar esse processo afim de liberar o pagamento quanto antes para as mães. E essa iniciativa, está na meta da Semana Nacional Previdenciária, que irá até o dia 19 deste mês. Ainda terá reforço do Conselho de Recursos da Previdência Social, o qual prometeu avaliar 6 mil processos entre 15 e 19 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nota enviada pelo INSS ainda esclarece que a ação planeja reduzir os estoques de benefícios que ainda estão em análise. Para conseguir dar conta do recado, 5 mil servidores foram designados para cobrir as análises e assim liberar logo o salário para as novas mamães do pedaço.
QUEM PODE GANHAR O SALÁRIO?
É voltado para todas as pessoas que vão precisar se afastar do trabalho devido ao nascimento do filho, aborto espontâneo ou adoração. Claro, que para ter direito ao benefício, essa pessoa ser ser contribuinte da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO
Dessa forma, segundo informações que foram divulgadas recentemente, o 13° do INSS foi antecipado neste ano de 2023. Segundo decreto, o pagamento, que geralmente é feito no final do ano será pago neste ano já no mês de maio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Paulistas aos prantos: 3 shoppings de SP têm portas lacradas e extinção devastadora
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Suspensão imediata da CNH e multa de quase R$ 3 mil: Lei de trânsito em vigor chega com 5 alertas em 2024
O decreto foi assinado pelo presidente Lula (PT), logo no início do mês e os valores serão repassados entre maio e junho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer ainda que o pagamento do benefício do INSS será pago em duas parcelas para os aposentados e pensionistas. A primeira parcela será disponibilizada para saque no dia 25 de maio. Já a segunda ficará para junho.
Com isso, todos os beneficiários devem ficar atento aos calendários para não deixar passar batido o dia do saque do décimo terceiro salário.