ATENÇÃO
2 comunicados URGENTES e decisivos do INSS e Bolsa Família: Nova lei, mudanças e grande virada em 2024
23/12/2023 às 13h07
Beneficiários do Bolsa Família e do INSS precisam ficar atentos aos comunicados e mudanças em 2024
O ano de 2024 reserva importantes mudanças para os beneficiários do Bolsa Família e do INSS, com transformações que devem ser vistas com atenção pela população para evitar surpresas e até mesmo o bloqueio dos benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso do Bolsa Família, um novo critério que pode levar ao bloqueio sofreu alterações, visando incentivar o estudo entre os filhos dos titulares do programa.
A partir do próximo ano, os critérios do programa serão alterados, penalizando aqueles cujos filhos não mantiverem uma boa presença escolar, de modo a incentivar e ressaltar a importância dessa exigência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Bolsa Família exigirá, para evitar o bloqueio do benefício, uma presença mínima de 60% para crianças entre quatro e cinco anos, e de pelo menos 75% para aqueles entre seis anos e 18 anos incompletos.
Já no âmbito do INSS, a aposentadoria também passará por modificações em 2024, com uma nova lei que altera a idade mínima para homens e mulheres, que será implementada gradualmente até 2033.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A regra de transição prevê aumento da idade mínima para aposentadoria, atingindo 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, o tempo mínimo de contribuição será modificado.
Com as mudanças, homens precisarão comprovar que contribuíram com o INSS por, no mínimo, 35 anos, enquanto as mulheres terão uma exigência de 30 anos de contribuição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Jornal da Record é paralisado com alerta severo do governo Lula hoje (22) sobre saque de R$600 do Bolsa Família
● Governo Lula faz alerta sobre antecipação do pagamento do Bolsa Família de janeiro e você precisa saber
● Globo faz anúncio e acaba de confirmar aumento no valor do Bolsa Família acima do esperado em 2025
A regra de transição também introduz um sistema de pontos para determinar o direito à aposentadoria para aqueles que já contribuíam com o INSS. Os pontos são calculados pela soma da idade e do tempo de contribuição.
Para os que já contribuíam com o INSS, a regra estabelece que o direito à aposentadoria é obtido quando a soma atinge 101 pontos para os homens e 91 pontos para as mulheres.
Os pontos são obtidos da seguinte maneira: é feita a soma da idade do trabalhador com o tempo total de contribuição ao INSS. Por exemplo, se uma mulher deseja se aposentar em 2024, ela precisará ter 61 anos de idade somados a 30 anos de contribuição.
Essa abordagem visa levar em consideração tanto a idade quanto o tempo dedicado à contribuição previdenciária, proporcionando uma fórmula flexível para o alcance dos requisitos necessários para aposentadoria.
Quais alternativas considerar além da aposentadoria pelo INSS?
Além da aposentadoria pelo INSS, algumas alternativas incluem a previdência privada, planos de previdência corporativos, investimentos pessoais como ações e imóveis, e a continuidade no mercado de trabalho por meio de atividades autônomas ou empreendedorismo.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]