Brasileiros entram em pânico com o possível fim das aposentadorias de modalidade específica do INSS
Algumas informações que andaram circulando pelas redes sociais e alguns aplicativos de mensagem, envolvendo a aposentadoria por tempo de contribuição pelo INSS, está tirando o sono de muitos brasileiros.
Isso porque as postagens afirmam que tal benefício será cancelado pelo Instituto e para piorar ainda usam a imagem do presidente Lula (PT) ao fundo, dando a entender que tal medida foi aprovada pelo Governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, essa informação É FALSA! Segundo o portal G1, a situação tomou proporções absurdas a ponto da própria autarquia precisar se pronunciar por meio de um comunicado a todos os cidadãos sobre o assunto e desmentindo essa desinformação absurda.
Entendendo melhor a situação
Segundo o que foi propagado pela DESINFORMAÇÃO compartilhada, a aposentadoria por tempo de contribuição para segurados que começaram a contribuir a partir da Reforma da Previdência em 2019 foi encerrada pelo Governo Federal.
O instituto afirma que isso NÃO É VERDADE e que tal modalidade do benefício segue sendo concedida aos brasileiros NORMALMENTE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em determinado trecho, é dito que diante do cenário, os segurados do INSS estão sem datas para receber os auxílios previdenciários. A informação também não corresponde à realidade. O calendário oficial segue válido para julho bem como para os próximos meses.
Neste mês, os milhões de brasileiros atendidos pela autarquia começam a receber os valores referentes aos benefícios a partir do dia 25. Para a determinação das datas, são considerados o número final do NIS (Número de Identificação Social).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as verdadeiras mudanças quanto à aposentadoria do INSS
Conforme os esclarecimentos prestados pelo INSS, as regras da aposentadoria por tempo de contribuição foram alteradas a partir da Reforma da Previdência. Contudo, o benefício ainda existe, SÓ MUDARAM algumas coisas, dentre elas o período de contribuição:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- É concedido ao homem que possuir 20 anos de tempo de contribuição e 65 anos de idade;
- É concedida à mulher que possuir 15 anos de contribuição e 62 anos de idade.
Contudo, essas mudanças só são válidas para trabalhadores e trabalhadoras começaram a contribuir para o INSS a partir de 14 de novembro de 2019. Para os demais, serão aplicadas as regras de transição.