Urgente
“Aposentado ou não”: INSS acaba de emitir anúncio oficial sobre benefício que muitos têm direito e não sabem
11/12/2023 às 18h28
Comunicado oficial de portal oficial publica informação necessária
Foi liberado pelo portal oficial do INSS informações sobre benefício que muitos têm direito e não sabem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem diversos benefícios fornecidos pelo órgão que são desconhecidos, no entanto, no quadro ‘Fala INSS’ que existe na página oficial do Instagram, o Félix, educador do INSS, passou maiores informações sobre benefícios que muitos têm direito e não sabem.
Essa é uma iniciativa do Programa de Educação Previdenciária e tem como intuito ser meio de informação para o benefício de pensão por morte
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência Segurança e Ética.
COMO FUNCIONA PENSÃO POR MORTE DO INSS?
Esse benefício pensão por morte é um tipo de pensão pago pelo INSS aos dependentes do segurado falecido, fosse ele aposentado ou não, na data do óbito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cônjuges, companheiros e companheiras, filhos menores de 21 anos, filhos deficientes ou inválidos, além de pais e irmãos, podem ter direito ao benefício.
Nos últimos anos, aconteceram mudanças no cálculo dos valores das pensões e também no tempo de duração desse benefício para cônjuges, companheiros e companheiras.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria do INSS: Lei armada aprova +2 doenças que garantem benefício antecipado na era Lula
● Presentão de Ano Novo: Pagamento do INSS acerta em cheio aposentados e pensionistas em janeiro de 2025
● Salário de 2025 antecipado: Nova lei do INSS garante PIX de R$150 aos aposentados em 3 passos
Serviço para pedir benefício para dependentes da pessoa falecida que trabalhava em meio urbano e que, na data do óbito: possuía a qualidade de segurado, recebia benefício previdenciário ou já tinha direito a algum benefício antes de falecer.
Este pedido é realizado totalmente pela internet, e não é necessário ir ao INSS.
Seguindo os seguintes passos: entrar no Meu INSS, clicar no botão “Novo Pedido”, Digitar “pensão por morte urbana”, Na lista, clique no nome do serviço/benefício, Ler o texto que aparece na tela e avançar seguindo as instruções.
Para mais informações, ligue para o telefone 135 ou busque na internet o endereço gov.br/inss.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]