O órgão acaba de emitir comunicado importantíssimo a aposentados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Nesta segunda-feira (21), o órgão emitiu um comunicado importante aos brasileiros que caiu como uma GRANDE VITÓRIA aos aposentados.
Acontece que foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução com o novo teto de juros para beneficiários da autarquia. A Resolução nº 1.356 do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), acaba de fixar o teto máximo ao mês as operações de empréstimo consignado em benefício previdenciário em 1,91%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por suas vez, as operações para cartão de crédito e cartão consignado de benefício, a taxa máxima é de 2,83%. Vale lembrar que a decisão de queda nos juros foi deliberada durante uma reunião do Conselho na última quinta-feira (17).
Na ocasião, foram 14 votos favoráveis contra 1, com um impacto somente aos novos contratos. Assim, os acordos já vigentes continuam com as taxas anteriores.
Vale levar em consideração que a principal referência para o Ministério da Previdência Social bater o martelo a respeito do novo teto de juros foi a recente redução de 0,5% na taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a redução na Selic ocorre depois de sete manutenções consecutivas, que culminaram no período mais longo no qual a taxa esteve estacionada desde junho de 2019, quando foi mantida em 6,50% por 10 reuniões, ou quase um ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe ressaltar que a taxa não sofria cortes desde agosto de 2020, quando foi reajustada de 2,25% para 2%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o INSS foi criado?
O Instituto Nacional do Seguro Social foi criado no dia (27) de junho de 1990, pelo Decreto n° 99.350, como autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social.