INSS convoca aposentados que recebem 1 salário mínimo na próxima sexta (24)
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) acaba de emitir ordem nos bancos e convoca aposentados 60+ que recebem 1 salário mínimo na sexta-feira (24).
Portanto, estamos falando da antecipação do 13° salário do INSS, que foi dividido em duas parcelas para os aposentados acima de 60 anos que recebem um salário mínimo e para aqueles que recebem acima de um salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, segundo o FDR, a primeira parcela do 13° foi paga em abril, correspondendo a 50% do valor que os beneficiários recebem mensalmente.
Entretanto, para aqueles que recebem o benefício há menos de um ano, o valor foi proporcional ao tempo de recebimento.
Vale ressaltar que no mês passado, o governo federal determinou a antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário a 33,6 milhões de beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.
Desse modo, a segunda parcela do abono salarial será paga no final de maio e início de junho, correspondente à diferença entre o valor total do extra d a parcela já antecipada paga em abril.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, o calendário da segunda parcela começará nesta sexta-feira (24) e se estenderá até o dia 7 de junho, seguindo a ordem do número final do NIS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recebem o abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que durante o ano de 2024 tenham recebido aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
No entanto, o décimo terceiro não é pago a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os idosos e as pessoa com deficiência com BPC não têm direito a essa parcela adicional.
Como consultar o abono salarial do INSS?
Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site e pelo aplicativo Meu INSS, disponível para smartphones com sistemas Android e iOS. Nos dois casos, é necessário fazer login e senha no portal Gov.