INSS comunica bloqueio e atinge aposentados no mês de maio
A instituição previdenciária do INSS emite comunicado urgente com bloqueio crucial, atingindo milhões de aposentados no próximo mês de maio.
Portanto, de acordo com o portal Gov, a partir do próximo mês não será permitida a inclusão de novas adesões de mensalidade associativa na folha de pagamento do órgão previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, para aqueles que não sabem, a instituição criou a regra do desconto aos aposentados e pensionistas em março.
Sendo assim, o desconto não poderá ser maior do que 1% do limite máximo estabelecido para os benefícios, por exemplo.
A medida incluí os anteriores a setembro de 2021, data que as aposentadorias e pensões passaram a ser concedidas já com restrição para adesão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, a nova inclusão de desconto associativo para as entidades será obrigatoriamente por meio de assinatura eletrônica avançada e biometria facial.
Diante de denúncias sobre descontos não autorizados, o INSS informa que apurações já estão em andamento em cinco entidades conveniadas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
“Se for comprovada a fraude, o contrato poderá ser suspenso e o INSS poderá determinar que a Dataprev suspenda os descontos daquela associação ou entidade envolvida. Somente após essas fases, o ACT com a entidade poderá ser rescindido”, informa o Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, todos os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com associações e entidades para desconto de mensalidade associativa, a partir de janeiro de 2023, serão revisados.
Contudo, caso o beneficiário não reconheça o desconto da mensalidade em seu benefício, ele pode requerer o serviço pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Por outro lado, no ato da autorização do desconto, o aposentado deve acessar o portal para colher a assinatura eletrônica avançada e biometria facial.
Como excluir o desconto não autorizado do INSS?
- Entre no Meu INSS
- Faça login com CPF e senha do Gov.br.
- Clique no botão “novo pedido”.
- Digite “excluir mensalidade”.
- Clique no nome do serviço/benefício.