Segundo o Jornal Nacional, servidores da instituição começaram a telefonar para dependentes do benefício
Nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, William Bonner fez um alerta sobre o Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, durante o horário nobre da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o âncora do Jornal Nacional, o órgão começou a fazer ligações para quem se afastou do trabalho, está na fila de espera para receber o benefício há mais de 45 dias e já tem perícia médica agendada. A liberação do auxílio-doença, então, deve vir em seguida.
Na conversa, os servidores devem propor a troca da análise presencial pelo envio do atestado médico. Com isso, o possível beneficiário deve anexar o documento no aplicativo ou no site do INSS. Para evitar golpes, a instituição alerta que não pede nenhum dado pessoal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fila de espera do INSS
Ainda segundo o Jornal Nacional, o governo lançou um programa para reduzir a fila de cidadãos à espera de benefícios da Previdência há 2 meses. No entanto, ainda continua com lentidão na análise dos pedidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema já está automatizado, mas a demanda é muito grande. Em julho, já existiam cerca de 1,8 milhão de pessoas aguardando pelo primeiro atendimento do INSS. A principal espera é pela aposentadoria. Do total, quase 600 mil ainda dependem da perícia médica.
Qual o valor do salário mínimo no Brasil?
O salário mínimo teve um novo ajuste que passou a ser válido em maio deste ano, já sob as ordens do atual presidente Lula. Agora, trabalhadores devem receber a partir de R$ 1.320,00 por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE