Se aposente pelo INSS de forma rápida e prática com essas dicas
Se aposentar é o sonho de muitos brasileiros que já trabalharam muito e agora merecem o seu merecido descanso. Mas, o processo para conseguir o benefício pelo INSS pode ser demorado e muito estressante.
Como divulgado pelo G1, o tempo de espera para se aposentar pode demorar até 5 meses e há casos mais esporádicos que ultrapassa um ano a espera de conseguir se aposentar pelo INSS. E é por conta disso, que hoje vamos citar um passo a passo que pode tornar esse processo mais prático e rápido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio do site oficial do governo (www.gov.br), foram divulgadas informações a respeito de como conseguir se aposentar mais rapidamente. E agora vamos esclarecer cada um dos seus passos.

INSS expõe passo a passo para se aposentar mais rápido (Foto: Divulgação)
1 – Informar tudo
É preciso informar corretamente todos os dados sobre seu histórico de trabalho, tais como vínculos (empresas ou locais em que já trabalhou) e períodos trabalhados e contribuídos que, porventura, não estejam registrados no sistema do INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Motoristas de MG sem chão: Zema crava maior virada na CNH e péssima notícia chega a mineiros 50+ em 2025
● Lei em vigor: Idosos de 60, 70, 80 e 90 anos estão ISENTOS de 3 dívidas no Brasil em 2025
● Portas lacradas: O FIM de supermercado rival do Carrefour em Florianópolis, SC, e clientes devastados
2 – Anexar documentos corretamente
Outra etapa do requerimento pelo Meu INSS que pode gerar dúvidas é referente ao campo “Anexos”. É muito importante que cada documento seja anexado no seu campo específico.
É com base nesses documentos anexados — nos seus devidos lugares — e nas respostas dadas pelo cidadão na hora de fazer a solicitação, que ocorre a primeira etapa da análise, de forma automática. Se estiver tudo certo com o pedido, ele pode ser concluído automaticamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS divulga passo a passo para se aposentar (Foto: Divulgação)
3 – Tempo trabalhado correto
Trata-se, provavelmente, da etapa mais importante na hora de requerer seu benefício, pois é justamente nessa hora que você informa se falta algum dado nos sistemas do INSS ou se precisa corrigir algum valor de “salário de contribuição” (o salário que você realmente recebia em um determinado local de trabalho) para que seu benefício seja analisado corretamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4 – Acompanhar benefício
Se você já realizou seu pedido, fique atento. Pelo Meu INSS e telefone 135 (segunda a sábado, 7h às 22h), é possível saber o andamento do seu requerimento e se precisa “cumprir alguma exigência”, ou seja, se é necessário apresentar algum documento para a análise do requerimento.
Seguindo esse passo, você pode evitar um longo tempo de espera na fila e dor de cabeça para conseguir a tua tão sonhada aposentadoria após tantos anos de trabalho.
INSS é responsável por pagamentos de aposentados e pensionistas (Foto: Divulgação)