CONFIRA!
Já pode ir se preparando: Regra do INSS em vigor nesta sexta (26) garante aposentadoria especial aos 55 em 3 passos
26/07/2024 às 21h07
Confira nesta matéria tudo sobre a nova regra do órgão da Previdência Social que está em vigor hoje (26) e pode garantir aposentadoria especial para as pessoas na casa dos 55 anos em 3 passos que você pode escolher
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo. Responsável pelo repasse das aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e assistenciais. Agora em 2024, a autarquia chegou com importantes modificações nas regras de aposentadoria, e falaremos sobre como solicitar o benefício aos 55 anos em apenas 3 passos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, segundo o Ministério da Previdência Social, somente de trabalhadores rurais, são mais de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente no Brasil, que futuramente dependerão dos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. No entanto, há algumas regras e você verá algumas nesta matéria de sexta-feira.
De acordo com informações do portal ‘O Globo’, o setor da área rural é dividido entre empregados, contribuintes individuais, trabalhadores avulsos e segurados especiais. Este ano, a liberação da aposentadoria para esses grupos vem sendo mantida da mesma forma que já acontecia antes. Destacando que, a Reforma da Previdência não alteram as regras dessa modalidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, para ter acesso ao benefício basta que o segurado precisa comprove 15 anos de trabalho em atividades rurais, que as mulheres trabalhadoras rurais possuam no mínimo 55 anos de idade e os homens, no mínimo 60 anos. Isso porque, na alteração da Reforma Previdenciária, surpreendentemente, não houve mudança nos requisitos.
Dessa forma, diversas funções seguem tendo direito ao salário vitalício, como: empregados, contribuintes individuais, como diaristas na agricultura, pecuária ou pesca, trabalhadores avulsos e segurados especiais, como agricultores e pescadores artesanais, extrativistas vegetais, indígenas e quilombolas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a liberação é feita, assim como em outras profissões, por idade ou soma do tempo que efetivamente exerceu as atividades. É necessário enviar documentos, incluindo a escritura da terra em que trabalhou e ter testemunhas para comprovação. Tudo devidamente documentado e provado.
Solicitando a aposentadoria rural em 3 passos
Segundo a instituição, o benefício pode ser solicitado em 3 passos:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado sobre o 13º salário do INSS a aposentados em 2025 chega voando a idosos 60+ em dezembro
● Adeus R$ 1.412: Benefício extra do INSS chega em janeiro com valor acima do esperado aos 65+
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
- através do aplicativo Meu INSS;
- no site oficial; ou
- pelo Telefone 135, da Central de Atendimento.
Para algumas pessoas, é necessário o serviço de um advogado trabalhista, mas, de forma geral, é uma tarefa muito simples, que basicamente você só precisa de um celular, ou um computador com acesso à internet. O tempo médio para a concessão do primeiro salário, como foi divulgado, é de 43 dias, após a aprovação.
Vale destacar que, o serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
O que é e para que serve o INSS?
Já se perguntou para o que serve o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Bom, ele desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
O INSS atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]